REFLEXÕES SOBRE A INTER-RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE FILOSOFIA E LITERATURA: DEISCÊNCIAS EM TEMPOS DE GUERRA CONTRA A FORMAÇÃO HUMANA

Palavras-chave: Ensino. Literatura. Filosofia. Formação Humana.

Resumo

Este artigo tenta exemplificar a árdua relação entre a literatura e a filosofia como instrumentos imprescindíveis à formação humana. Abordando o ensino tanto de literatura quanto de filosofia em uma perspectiva de aproximação. Entendendo que ambas estão em um mesmo nível de possibilidades possíveis para a formação humana e que o incessante diálogo entre essas duas disciplinas pode ser extremamente frutífero. O que não significa, na prática, de utilizarmos livros de literatura para falar de filosofia ou vice-versa, mas sim, de sermos cônscios de que ambas podem caminhar juntas, em consonância, e se complementarem. Acreditamos que ambas favorecem uma maior compreensão do que vivenciamos culturalmente, na hipermodernidade, como a mudança de paradigmas educacionais, voltados à uma nova maneira de compreender a complexidade do mundo com suas novas diferenças e diversidades.

Biografia do Autor

Haleks Marques Silva, Faculdade Católica Dom Orione - FACDO

Haleks Marques Silva possui graduação em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, ISTA/PUC-MG, graduação em Teologia pela Università Pontificia Salesiana de Roma, UPS, Itália, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO - UFT. Docente na Faculdade Católica Dom Orione, FACDO. Tem experiência administrativa e docente atuando principalmente com os seguintes temas: filosofia, sociologia, antropologia, educação, formação de professores, pedagogia, ciências das religiões e psicologia, ciência política, ética e literatura.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas;política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

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Publicado
2020-05-07