AFRO-ANTILHANOS EM PORTO VELHO, BRASIL: HISTÓRIA, CULTURA E ALFABETIZAÇÃO
Resumen
Este artigo faz uma breve contextualização histórica, a respeito do processo imigratório no início do século XX das Antilhas inglesas para o Brasil, mais especificamente para Porto Velho. O objetivo é analisar como aconteceu o processo de aculturação desses imigrantes, chamados aqui de afro-antilhanos, mas reconhecidos no texto histórico da região de Rondônia como sendo os barbadianos. Dessa maneira, destacamos a relação entre o idioma materno e a língua portuguesa no processo inicial da alfabetização. Os dados foram obtidos e têm origem em fontes bibliográficas, documentos, fotos, um questionário e uma entrevista semiestruturada com dois descendentes da comunidade de Porto Velho, Rondônia. As conclusões indicam o confronto e embaraços dos participantes da pesquisa, quando crianças, quando ingressaram em escolas nas décadas de 1940 e 1970. De um lado, vinham quase ou totalmente alfabetizados em inglês, com o apoio da oralidade do dialeto bajan, e, de outro, eles passavam por novo processo para aprender o português, supostamente para serem alfabetizados, mas, na realidade, eles estavam aprendendo uma língua estrangeira. O processo progressivo de aculturação dos afro-antilhanos e de seus descendentes promoveram a sua rarefação cultural, o apagamento do dialeto, a adaptação de seus nomes familiares e a perda da identidade cultural.
Citas
A CRÔNICA. Caribexaba. Disponível em: http://www.acronica.com.br/colunistas_paulo_depaula_caribexaba.htm. Acesso em: 15 de dez. de 2006.
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A economia internacional no século XX: um ensaio de síntese. Rev. bras. polít. int. vol.44 no.1 Brasília Jan./Jun 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292001000100008>. Acesso: 03 de jan. de 2015.
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Glaúcia Renate Gonçalves. 2ª Edição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BLACKMAN, Cledenice. Os Barbadianos e as contradições da Historiografia Regional. Monografia (Bacharelado em História). Fundação Universidade Federal de Rondônia –UNIR. Porto Velho, 2007.
______. Do mar do Caribe à beira do Madeira: A comunidade antilhana de Porto Velho. Dissertação de Mestrado. Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Velho, 2015.
______. A imigração afro-antilhana inglesa para o Brasil, trabalho e memória. P. 901-910. In: Rosana Baeninger; Lúcia Machado Bógus; Júlia Bertino Moreira; Luís Renato Vedovato; Duval Fernandes; Marta Rovery de Souza; Cláudia Siqueira Baltar; Roberta Guimarães Peres; Tatiana Chang Waldman; Luís Felipe Aires Magalhães (Organizadores). Migrações Sul-Sul. 2ªed.Campinas: Núcleo de Estudos de População Elza Berquó Nepo/Unicamp, 2018.
______. A imigração afro-antilhana para o Brasil, historiografia e identidade. In: Verônica Aparecida Silveira Aguiar. (Org.). O lugar da história e dos historiadores nas Amazônias. V. I, p. 1-350 Ed. Macapá: UNIFAP, 2018.
______. Do mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, cultura e imigração. I. ed. Appris: Curitiba, 2019.
BOLOGNINI, Carmen Zink; PAYER, Maria Onice. Línguas Estrangeiras, Línguas de Imigrantes. 2005. Disponível em: <http://www.brazil-brasil.com/content/view/393/78/>. Acesso em 13 de junho de 2014.
CRAIG. Neville B. Estrada de Ferro Madeira Mamoré. História Trágica de Uma Expedição. Tradução: Moacir N. Vasconcelos. Editora: Brasiliana. Série 5ª. Campanha Editora Nacional, 1947.
DIAS, Tatiana. ENTENDA um pouco sobre: Nacionalidade, Cidadania e Naturalização. Publicado em 30 de mar. de 2008. Disponível em: <http://www.sairdobrasil.com/2008/03/30/entenda-um-pouco-sobre-nacionalidade-cidadania-naturalizacao-dupla-nacionalidade-dupla-cidadania/>. Acesso em 18 de jan. de 2015.
DUBOIS, Philip. Cartas em inglês sobre a década de 40 em Porto Velho. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 05 de dez. de 2009.
FERREIRA, Hugo. Reminiscências da Madmarmrly e outras mais. Porto Velho, s/ ed., 1969.
FERREIRA, Manoel Rodrigues. A Ferrovia do Diabo. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo. Centauro. 2006.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2003.
______. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade/ Stuart HALL; Tradução: Tomaz Tadeu da Silva Guacira Lopes Louro. 11º Ed. Rio de Janeiro. 2006.
JOHNSON, Eduardo Saint Clair. [Preenchimento do questionário elaborado por] Cledenice Blackman. Porto Velho, 4 de set. de 2018.
JOHNSON, Norman Lucien. Entrevista documentada encontrada no Centro de Documentação Histórica de Rondônia - CDH - RO. Projeto Pró-Memória, 1981.
LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto. Ingleses Pretos, Barbadianos Negros, Brasileiros Morenos? Identidades e Memórias (Belém, Séculos XX e XXI). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará. 2006.
______. Barbadianos, negros e estrangeiros: trabalho, racismo, identidade e memória em Belém de início do século XX. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense, 2013.
MACPHERSON, John. Caribbean Lands – A geography of West Indies. Longmans, Green And CO LTD. 1963.
MARTINS, José de Souza. Fronteira A Degradação do Outro nos Confins do Humano. São Paulo: Editora Hucitel LTDA, 1997.
MENEZES, Nilza. Chá das Cinco na Floresta. Pesquisa Acadêmica. Campinas: Editora Komedi, 1998.
______. Gênero e Religiosidade na Comunidade Caribenha de Porto Velho, Rondônia. Mandrágora. Nº 16, Unesp. São Bernardo do Campo. São Paulo. 2010. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/viewFile/2000/2012>. Acesso em 21 de set. de 2014.
PEIXOTO, João. As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro-sociológicas ‖. In. SOCIUS, Nº 11, Lisboa, 2004.
POUCO se sabe da presença negra no Acre. Base de Dados. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/pagina20/20112004/p_0220112004.htm>. Acesso em 27 de nov. de 2006.
SANTILI, Marcos. Madeira - Mamoré: Imagem & Memória. São Paulo: Empresa Vilares, 1987.
SIQUEIRA, Samuel Augusto. [Entrevista concedida a] Cledenice Blackman. Porto Velho, 3 de out. de 2018.
TOMLINSON, H. M. The Sea and Jungle. 1912. Disponível em: <http://www.ibiblio.org/eldritch/hmt/hmt.htm.>. Acesso em: 20 de out. de 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).