SENSIBILIDADE COMO FOCO DE PRÁTICAS FORMATIVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE PALMAS (TO): POTENCIALIDADE DAS APRENDIZAGENS DE (OUTRAS) REGRAS SOCIAIS E VALORES CULTURAIS
Resumen
O trabalho aqui descrito reúne projetos de pesquisa relatados por educadores da Educação Física que atuam na formação de professores nas Licenciaturas do IFTO, Fapal e Claretiano, bem como na rede municipal da cidade de Palmas (TO). A problemática central indaga quais cenários de intervenção social são possíveis na área de cultura corporal de movimento em distintos campos de atuação. As referências estão ancoradas na democratização do acesso às diferentes práticas de movimento corporal, na diversidade étnica e emancipação dos protagonistas da cultura corporal. O primeiro relato trata da experiência vivida na ETI Pe. Josimo Morais Tavares que objetivava conhecer as práticas corporais indígenas locais e mundiais, acompanhando a realização do I Jogos Mundiais Indígenas, ocorrido em Palmas (TO); o segundo projeto acontece no curso de Educação Física da Faculdade de Palmas (FAPAL) intitulado Festival Escolar de Cultura Corporal de Movimento Itinerante e ocorre em escolas da rede pública local; e, por último, o projeto Roda de Conversa entre Professores (as) de Educação Física da cidade de Palmas (TO) e acadêmicos (as) do IFTO. Nesse sentido, os diferentes projetos descritos alargam conceitos estudados em disciplinas curriculares no campo do ‘se-movimentar’ que envolve sensibilidade, percepção e intuição humana.
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