TEMPOS DO MUNDO DA VIDA, TEMPOS DO MUNDO DA ESCOLA: DA NECESSIDADE DOS RITOS DE PASSAGEM E DOS VÍNCULOS ÀS TERRITORIALIDADES

Palavras-chave: Formação de Professores. Ritos de passagem. Turmas de 6º ano.

Resumo

O texto faz uma análise dos elementos constitutivos do inter-tempo formativo ao fim dos Anos Iniciais e ao início dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Escolas Básicas. Centrado na questão dos 'Ritos de passagem', promovendo uma discussão reflexiva acerca da incompatibilidade dos atos educativos-pedagógicos e o tempo da vida dos educandos. O caso concreto de análise deriva de pesquisa de campo, que observou situações vivenciadas por professores e alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Com essa proposta pretende-se analisar a importância de rituais de passagem do espaço de ensino estar associados aos modos da cultura local e a ritos fundantes na construção humana como uma territorialidade do educativo. Problematizamos a dissociação entre o mundo da vida e o mundo escolar, refletindo sobre a formação de professores e o modo de organização da cultura escolar.

Biografia do Autor

Aline Freire de Souza Aguiar, FURG

Mestranda do PPGEdu, FURG.

Carmo Thum, FURG

Doutor em Educação, FURG.

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Publicado
2020-05-07