ATIVIDADES CIRCENSES E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2012 E 2018

Palavras-chave: Educação. Circo. Revisão bibliográfica. Escola. Ensino.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar as publicações em periódicos, entre os anos de 2012 e 2018, sobre as temáticas das atividades circenses e da educação física. Para tanto, utilizamos uma triagem por meio da estratégia do duplo-cego com estabelecimento de categorias de análise do material selecionado. Os artigos tratavam, em essência, sobre atividades circenses no âmbito do ensino da educação física, sendo analisados sob a ótica do currículo e identidade; formação docente; e possibilidades pedagógicas. O recorte das publicações evidenciou um cenário de avanços dentro de um contexto com algumas lacunas que carecem de atenção. As atividades circenses estão ganhando espaço tanto nas aulas de educação física como na formação inicial dos docentes e estão ficando mais claros os objetivos e os caminhos para a sistematização deste conteúdo em contextos educacionais. Apesar disto, os estudos analisados também elucidam a necessidade dessa temática ser melhor abordada no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; assim como em moldes de formação continuada que oportunizem o compartilhamento de saberes entre os docentes.

Biografia do Autor

Jayme Felix Xavier Junior, IFCE

Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE).

Diego Luz Moura, Univasf

Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

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Publicado
2020-05-22