O PROJETO CASULO E A ASSISTÊNCIA A CRIANÇA PEQUENA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Projeto Casulo foi desenvolvido em uma capital nordestina, bem como foi realizado o atendimento/assistência às crianças pequenas nas creches e instituições de ensino no período entre 1970 a 1990. Buscando respostas a essas perguntas realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos de autores como Oliveira (2005), Kuhlmann Jr. (2010), Sposati (2014), Rosemberg (2003), com uma abordagem qualitativa. Durante a análise dos dados, foi possível perceber que embora existam poucas informações disponíveis sobre à temática abordada no contexto do campo de pesquisa, o Projeto Casulo por meio de suas creches se constituiu como um momento marcado por um atendimento na perspectiva assistencialista, mas também como uma tentativa de diminuir as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por essas crianças durante a sua permanência nos espaços educativos.

Biografía del autor/a

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência-GEPEID.

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Publicado
2021-04-14