O DESLOCAMENTO MIGRATÓRIO DO (I) MIGRANTE NA AMAZÔNIA: SUJEITOS MARGINALIZADOS EM TERRA DE ICAMIABA E RELATO DE UM CERTO ORIENTE

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as narrativas Terra de Icamiaba, publicada em 1934, do paraense Abguar Bastos, e Relato de um certo Oriente (2008), do manauara Milton Hatoum, vindo a público em 1989. Ambas as narrativas são moldadas com base em memórias e deslocamentos, de grupos marginalizados, atrelados a um discurso de formação da Amazônia, a partir do Ciclo da borracha, bem como da emancipação amazônica, no final da década de 1980. Acostados à perspectiva que os romances escolhidos para análise são construídos a partir da experiência de exílio, da errância e deslocamento, alicerçados ainda, na observação que seus eus locais já são revestidos de eus globais, intentamos refletir sobre a representação literária desses grupos, cuja identidade coletiva se reveste de sentido negativo, ora pela cultura dominante, ora pela orientação social coletiva.

Biografía del autor/a

Nathassia Maria Farias Guedes Borba, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutoramento em Literatura e Interculturalidade (UEPB).

Citas

BASTOS, Abguar. Terra de Icamiaba (romance da Amazônia). 2.ed. São Paulo: Andersen - Editores, 1934

BERND, Zilá. Ler as literaturas da migração a partir de vestígios memoriais. In: ------. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo horizonte: Fino Traço, 2013. pp. 145-160.

______. Dicionário de figuras e mitos literários das Américas: DFMLA. Rio Grande do Sul: Tomo Editorial, 2007.

CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Antares, 1984.

CARNEIRO, Eduardo de Araújo. História do Acre: resumão para concurso. Rio Branco: EAC Editor, 2017

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. 1. ed. Rio de Janeiro, Vinhedo: Editora da UERJ, Horizonte, 2012. v. 1.

______. A autorrepresentação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Letras de Hoje, v. 42, pp. 18-31, 2007.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Eunice do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora, UFJF, 2005.

HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1981.

MAQUÊA, Vera Lúcia da Rocha. Memórias inventadas: Um estudo comparado entre Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum e Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra, de Mia Couto. 2007. Tese. (Doutorado em estudos comparados). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SANTIAGO, Silviano. Deslocamentos reais e paisagens imaginárias − o cosmopolita pobre. In: ------. Falando com estranhos: o estrangeiro e a literatura brasileira / organização Godofredo de Oliveira Neto, Stefania Chiarelli. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.pp. 15-32.

PIMENTEL, Flávio R. Memória e migração presentes em narrativas orais de migrantes nordestinos na Amazônia paraense. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do paraná, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, Pará. 2012.

WANZELER, Rodrigo de Souza. Candunga: fissuras do presente ressignificando uma certa Amazônia e um certo nordeste no romance de Bruno de Menezes. 2009. Dissertação. (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009.

Publicado
2020-09-14
Sección
Artigos