A INFORMÁTICA E O ENSINO JURÍDICO NA CIDADE DE PALMAS NO TOCANTINS

Palavras-chave: Informática. Direito. Ensino jurídico. Palmas. Análise de conteúdo.

Resumo

A Informática proporcionou transformações nas mais diversas searas, sendo objeto de estudo aquela referente ao Direito, em decorrência do processo judicial eletrônico. Essa inovação deve implicar na mudança de paradigma no ensino jurídico das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, verificou se na cidade de Palmas, no Tocantins, houve mudanças nas grades curriculares dos cursos de Direito, especialmente, em razão do advento dessas novas ferramentas, a exemplo da implantação do sistema e-Proc/TJTO. Essa averiguação foi feita a partir da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin (2011), no qual constatou-se que os documentos que serviram de base a pesquisa, apenas duas IES possuem disciplinas que tratam de informática.

Biografia do Autor

Rafael Giordano Gonçalves Brito, UFT

Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT). Servidor público no TJTO.

Ângela Issa Haonat , UFT

Doutora em Direito do Estado (PUC-SP) e advogada.

Paulo Fernando de Melo Martins, UFT

Doutor em Educação (UFG-GO). Professor.

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRUCH, Kelly Lissandra; GOULART, Guilherme Damasio. Tecnologia da Informação e Comunicação, o Ensino do Direito o papel do professor. 3º Congresso Internacional Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 27 a 29 de maio de 2015. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2015/7-3.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2017.

COURA, Kalleo; PIMENTA, Guilherme. Brasil, o país dos bacharéis “doutores”: Um em cada dez universitários estuda Direito. Jota. 18 de outubro de 2016. Disponível em: <https://jota.info/carreira/brasil-o-pais-dos-bachareis-um-em-cada-dez-universitarios-estuda-direito-18102016>. Acesso em: 3 nov. 2017.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; LINHARES, Mônica Tereza Mansur. Educação jurídica e meio ambiente digital na sociedade da informação. Educação Jurídica. SILVEIRA, Vladmir Oliveira; SANCHES, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini; COUTO, Mônica Bonetti (Org.). São Paulo: Saraiva, 2013, p. 129-163.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. 23ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

HERRERA, Luiz Henrique Martim. Raízes da educação jurídica no Brasil: formação de uma cultura jurídica dogmática e a construção do saber jurídico no constitucionalismo contemporâneo. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2015.

LEISTER, Margareth Anne; TREVISAM, Elisaide. A necessidade da transversalidade no ensino jurídico para uma efetiva contribuição do jurista no desenvolvimento da sociedade: um olhar segundo reflexões de Edgar Morin. Ensino do Direito em debate: Reflexões a partir do 1º seminário ensino jurídico e formação docente. GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (Org.). São Paulo: Direito GV, 2013, p. 47-70.

MAROCCO, Andréa de Almeida Leite. Ensino jurídico no Brasil: desafios à formação do profissional do Direito no século XXI. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2011. 123f. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94758/299272.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 nov. 2017.

MARQUES, Carlos Alexandre Michaello. O ensino jurídico e as novas tecnologias de informação e comunicação. Revista de Educação. v. 13, n. 16, p. 199-214, 2010. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/1849-7098-1-pb_0.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017.

MENDES, Ana Stela Vieira; MORAES, Germana de Oliveira. Da crise do ensino jurídico à crisálida da ética transdisciplinar: a metamorfose em direito do amor e da solidariedade através da formação jurídica. XVII Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, Brasília. Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008. p. 4593-4620. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/conpedi2/anteriores/XVII+Congresso+Nacional+-+Bras%C3%ADlia+(20%2C+21+e+22+de+novembro+de+2008).pdf>. Acesso em 8 nov. 2017.

MIOZZO, Júlia. Primeiro “robô-advogado” do Brasil é lançado por empresa brasileira. Infomoney: Negócios/Inovação. 13 de julho de 2017. Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/negocios/inovacao/noticia/6757258/primeiro-robo-advogado-brasil-lancado-por-empresa-brasileira-conheca>. Acesso em: 11 nov. 2017.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba-PR, v. 15, n. 4, p. 731-747, ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 nov. 2017.

PERIÓDICOS (Brasil). Missão e objetivos: O portal de Periódicos da Capes. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=102>. Acesso em: 11 nov. 2017.

ROVER, Aires José. O profissional do Direito na sociedade informacional: Questões de Informática Jurídica. Anais do CONPEDI, Florianópolis: Funjab, 2005. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/o_profissional_do_direito_na_sociedade_informacional.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SERAPHIN, Ângelo Stacciarini. Levantamento de informações e promoção de melhorias no sistema e-Proc/TJTO para o NACOM. 2015. Dissertação (Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015. Disponível em: <http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/248>. Acesso em: 2 nov. 2017.

SILVA, Armando Maheiro da. Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação. Revista de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Prisma.com, n. 7, p. 16-43, 2017. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/2082/1917>. Acesso em: 13 nov. 2017.

SOARES, Leonardo Humberto. A autoridade docente e a sociedade da informação: Educação, Crise e Liquidez. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2033/2/LeonardoHumbertoSoaresTese2016.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2017.

STOPANOVSKI, Marcelo. Concurso para engenheiros do conhecimento jurídico. Consultor Jurídico: Suporte a litígios. 24 de junho de 2015. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2015-jun-24/concurso-engenheiros-conhecimento-juridico>. Acesso em: 11 nov. 2017.

STRECK, Lênio. Resumocracia, concursocracia e a “pedagogia da prosperidade”. Consultor Jurídico: Senso incomum. 11 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2017-mai-11/senso-incomum-resumocracia-concursocracia-pedagogia-prosperidade>. Acesso em: 11 nov. 2017.

Publicado
2020-03-16
Seção
Artigos