ESTADO E CESARISMO POLICIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Resumen
O artigo avalia algumas políticas públicas de regressão social do Brasil recente a partir do conceito de cesarismo policial proposto por Antonio Gramsci. Para dar base de sustentação empírica a este objetivo, iniciamos por levantar o problema da regressão nas políticas públicas do Brasil recente, levando em consideração o contexto neoliberal em que se realizam. Em seguida, passamos à apreciação do conceito de cesarismo policial para, por fim, retornar a algumas hipóteses de análise a partir das manifestações politicas do cesarismo policial em alguns campos de análise da realidade, tais como: na educação, na atuação do atual governo brasileiro na área da justiça e economia, em consonância com a ideologia neoliberal.
Citas
ANDERSON, P. In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
DIAS, Edmundo F. Revolução Passiva e Modo de Vida: Ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia. São Paulo: Editora José Luis e Rosa Sudermann, 2012.
LIGUORI, G., VOZA, P. Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
FORSINI, Fabio. Ideologia em Marx e em Gramsci. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 559-582, jul./dez. 2014.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere, volume 1. Introdução ao Estudo da Filosofia de Benedetto Croce. 4ª Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2006.
_________________. Cadernos do Cárcere - Volume 2. Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
_________________. Cadernos do Cárcere - volume 3. Maquiavel - Notas Sobre o Estado e a Política. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
_________________. Cadernos do Cárcere. Volume 4. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
_________________. Cadernos do Cárcere. Volume 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
POULANTZAS, N. Poder Político y Classes Sociales en el Estado Capitalista. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).