EDITORIAL

  • Mônica Abrantes Galindo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Resumo

A vida universitária impõe aos estudantes investigações, provocações, disputas, no intuito de auxiliá-lo (ou não) no desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores essenciais à sua formação profissional e humana, mesmo com toda pressão com o vestibular, etapa concluída, muitas vezes, por uma enorme pressão. Mas, na prática, observa-se que o estudante universitário se depara com inúmeras dificuldades e deficiências em seu processo formativo que muitas vezes comprometem sua vida acadêmica. Entre tais dificuldades, podemos citar: saída de casa (convívio familiar), notas, imaturidade, assédio por parte de professores/orientadores, etc. Nesse sentido, este dossiê procura ensejar algumas reflexões sobre o adoecimento discente e suas consequências.

Biografia do Autor

Mônica Abrantes Galindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

É licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências / Física e questões de gênero ligadas às relações das mulheres com as carreiras nas ciências exatas.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pós - Doutor pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Bolsista de Pós - Doutorado (PNPD) da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde é credenciado como Docente Permanente (orientador de mestrado). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC (NCSA-UMC) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

.
Publicado
2019-07-18