CRISE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CONTEMPORANEIDADE
Resumen
A contemporaneidade é caracterizada por aprofundamento da crise estrutural do capital e suas estratégias de recomposição das taxas de lucratividade. Dessa forma, partimos do pressuposto que as tendências da educação superior devem ser analisadas no contexto das transformações societárias em tempos de crise capitalista. Nesse processo, a educação superior vem se apresentando como um grande “nicho lucrativo” para o mercado. Com o aporte da Teoria Social Crítica, o presente artigo objetiva analisar as tendências e contradições da educação superior considerando que a expansão de cursos de nível superior nas instituições privadas e não-universitárias ganhou destaque nos governos do PT, no contexto das transformações do capital e seus rebatimentos na educação superior brasileira.
Citas
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em Contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BOITO JUNIOR, Armando. Governos Lula: a nova burguesia nacional no poder. In: BOITO JUNIOR, Armando; GALVÃO, Andréia (Orgs.). Política e Classes Sociais no Brasil dos Anos 2000. São Paulo: Alameda, 2012.
BRAZ, Marcelo; RODRIGUES, Mavi. O Ensino em Serviço Social da Era Neoliberal (1990-2010): avanços, retrocessos e enormes desafios. In: SILVA, José Fernando Siqueira da. (Org.). Sociabilidade Burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
BRETTAS, Tatiana. Dívida Pública: uma varinha de condão sobre os recursos do fundo público. In: SALVADOR, Evilásio et al. (Orgs.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez, 2012.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 22. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do no século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Orgs)/FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda. Serviço Social e Educação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.
LIMA, Kátia; PEREIRA, Larissa D. Contra-reforma na Educação Superior Brasileira: impactos na formação profissional em Serviço Social. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 1, p. 31-50, 2009.
LUPATINI, Márcio. Crise do capital e dívida pública. In: SALVADOR, Evilásio et al. (Orgs.). Financeirização, Fundo Público e Política Social. São Paulo: Cortez, 2012.
MARINHO, Cristiane Maria. Pensamento Pós-Moderno e Educação na Crise Estrutural do Capital. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
MESZÁROS, Istvan. A Montanha que Devemos Conquistar: reflexões acerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.
MOTA, Ana Elizabete; TAVARES, Maria Augusta. Trabalho e expropriações contemporâneas. In: MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, Angela (Orgs.). Cenários, Contradições e Pelejas do Serviço Social Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2016.
OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Políticas educacionais no contexto da reforma do Estado brasileiro. In: ARRAIS NETO, Enéas (Org.). Educação e Modernização Conservadora. Fortaleza: UFC, 2006.
ORTIZ, Fátima Grave. Notas Sobre as Diretrizes Curriculares: avanços, impasses e desafios. In: GUERRA, Yolanda. LEITE, Janete Luzia. ORTIZ, Fátima Grave. Temas Contemporâneos: o serviço social em foco. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
PAULO NETTO, José; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEREIRA, Larissa Dahmer. A Expansão dos cursos de Serviço Social em tempos de Contra-reforma do Ensino Superior Brasileiro. Revista de Políticas Públicas, Maranhão, v. 1, p. 323-332, 2010.
PINO, Aline Muras de Oliveira. Diversidade Sexual e Educação: direitos LGBTs no IFRN Macaú. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2016.
PINTO, Geraldo Augusto. A Organização do Trabalho no Século XX: taylorismo, fordismo e toyotismo. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SANTOS, Deribaldo. Graduação Tecnológica no Brasil: crítica à expansão do ensino superior não universitário. Curitiba: CRV, 2012.
SANTOS, Josiane Soares. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012.
TRINDADE, Hiago. No Fio da Meada: trabalho e precarização na indústria têxtil. Bauru, SP: Canal 6, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).