A PRÁTICA CULTURAL DO RAP DA PERIFERIA: ANÁLISE DOS SIGNOS IDEOLÓGICOS DO DISCURSO DE JOVENS MCS

  • Tatiane Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Claudiana Nogueira de Alencar Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Estudamos os letramentos de reexistência e as práticas culturais realizadas pelo Coletivo Cultural Enquadro Rap do bairro da Serrinha. Como forma de intervenção, pesquisador e pesquisado, visamos entender como o domínio do uso social da linguagem se relaciona com as lutas sociais no bairro e de que maneira, os representantes desse coletivo ao utilizarem a linguagem como forma de ação, contribui para a transformação das relações sociais de opressão. Pesquisamos ancorados nos estudos dos Letramentos Sociais (STREET, 2014), a partir dos Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011) integrados à Pragmática Cultural e sua perspectiva de linguagem como forma de vida nos diversos jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999), propondo uma pesquisa intervenção (ALENCAR, 2015) que reflita a responsabilidade do linguista e relevância de pesquisar as ideologias que constroem os enunciados dos jovens negros e moradores da periferia de Fortaleza. Aliamos a proposta de uma pesquisa cartográfica (PASSOS, 2009), que os resultados vão se mapeando.

 

 

Biografía del autor/a

Tatiane Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (Unicam) e Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista CAPES do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nos anos de 2014 e 2015. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, revisora voluntária do Projeto Letras Solidárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do grupo de Pesquisa PragmaCult - Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (UECE).

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural e jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos sobre cultura, arte, juventude, violência, movimentos sociais e descolonialidades.  Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa: Estudos Críticos da Linguagem. Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT; Práticas Indenitárias em Linguística Aplicada da ANPOLL (2012- 2014) e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (2014-2016).

 

Citas

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Publicado
2019-10-10
Sección
Artigos