O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM ARAGUATINS-TO

  • Jorlan Lima Oliveira Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA
  • Matheus Pereira da Silva Unitins
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Ensino Fundamental. Dificuldades. Araguatins.

Resumo

As tecnologias educacionais possibilitam aos docentes criar e inovar em suas aulas, tornando-as atrativas e mais participativas, por consequência estimula e facilita a aprendizagem dos alunos. Sabe-se o quanto é importante o professor se atualizar, buscar formações especificas nesta área de conhecimento, pois as tecnologias estão em constante avanço e essa realidade pede um professor proativo. Esta pesquisa contribui na produção de informações atualizadas e significativas ao contexto educacional possibilitando uma importante reflexão acerca das ferramentas tecnológicas de mediação no processo de ensino. Este estudo possui como objetivo geral, conhecer as dificuldades dos professores do Ensino Fundamental I de uma escola localizada no município de Araguatins-To, na utilização das tecnologias educacionais no processo educativo. Em relação aos procedimentos metodológicos caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, que se baseia em levantamento bibliográfico. Para levantamento dos dados, foram aplicados questionários de múltipla escolha com os professores da escola e com base na análise dos dados, foi identificado que os professores pesquisados têm conhecimento básico sobre as tecnologias e boa parte busca atualizar-se, mesmo com a instituição não oferecendo formação continuada nesta área. Também foi constatado que a escola não possui laboratório de informática e existem poucos recursos tecnológicos disponíveis.

 

Biografia do Autor

Jorlan Lima Oliveira, Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA

Mestre em dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA); Especialista em Gestão Pública (UEMA); Especialista em Gestão Pública Municipal (UFT); Administrador (FAMA). Professor da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA).

Matheus Pereira da Silva, Unitins

Pedagogo pela Universidade Estadual do Tocantins - (Unitins). Câmpus Araguatins.

Referências

BETTEGA, Maria Helena Silva. A educação continuada na era digital. 2.ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em 16. set. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed.- São Paulo, SP: Atlas, 2008.

LAKATOS, EVA Maria e MARCONE, Maria de Andrade. Fundamentos e metodologia científica. 7° ed. São Paulo, SP: atlas, 2010.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, 2000. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/Ensino%20e%20aprendizagem%20inovadores%20com%20tecnologias.pdf. Acesso em 01. out. 2018.

MORAN, Jose Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. 2004. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/ artigos/tic_professores/189117821002.pdf. Acesso em 25. out. 2018.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21°ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília, DF. 2007.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos á sala de aula. 17°. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PINTO, Aparecida Marcianinha. As novas tecnologias e a educação. ANPED SUL, 2004. Disponível em: http://files.novastecnologias9.webnode.com/200000001-1e2d91f276/AS_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_A_EDUCACAO.pdf. Acesso em 06. set. 2018.

POCHO, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 8°. Ed. Petrópolis, RJ: Vorazes, 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo, SP: Atlas 2015.

SILVA, Mozart Linhares da. Novas tecnologias- educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte, BH: Autêntica, 2008.

SOUZA, Janaína Gomes de. A capacitação dos profissionais da educação básica na utilização das TIC’s. 2013. 39f. Monografia (Licenciatura em Computação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins. Araguatins, TO, 2013.

TAVARES, Neide Rodriguez Barea. História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos. São Paulo: Escola do Futuro, 2002. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/tics/tepdf/neide.pdf. Acesso em 09. set. 2018.

Publicado
2019-08-08