MULHERES INSERIDAS EM CARGOS DE LIDERANÇA NAS COOPERATIVAS: O DESAFIO DA INCLUSÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA

Palavras-chave: Desigualdade de gênero. Mercado de trabalho. Liderança, Educação cooperativista.

Resumo

As desigualdades de gênero se manifestam em diversos contextos da sociedade, inclusive no mundo do trabalho, sendo que as mulheres, ao longo da história e ainda na contemporaneidade, enfrentam obstáculos para acessar e permanecer em posições de liderança. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das mulheres em cargos de liderança no âmbito das cooperativas. Dentre os procedimentos metodológicos foram realizados pesquisa documental, complementada por pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a hegemonia da presença masculina entre os cooperados, sobretudo nos cargos de direção, evidenciando uma desigualdade estrutural que limita a ascensão das mulheres a posições de comando. Destaca-se o papel estratégico da educação cooperativista como instrumento fundamental para a formação crítica e o fortalecimento do protagonismo feminino nas cooperativas. A presença feminina em cargos hierárquicos superiores nas cooperativas, ainda é limitada, exigindo esforços contínuos de formação, sensibilização e promoção de políticas afirmativas no âmbito do cooperativismo.

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Publicado
2025-11-28