MULHERES INSERIDAS EM CARGOS DE LIDERANÇA NAS COOPERATIVAS: O DESAFIO DA INCLUSÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
Resumo
As desigualdades de gênero se manifestam em diversos contextos da sociedade, inclusive no mundo do trabalho, sendo que as mulheres, ao longo da história e ainda na contemporaneidade, enfrentam obstáculos para acessar e permanecer em posições de liderança. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das mulheres em cargos de liderança no âmbito das cooperativas. Dentre os procedimentos metodológicos foram realizados pesquisa documental, complementada por pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam a hegemonia da presença masculina entre os cooperados, sobretudo nos cargos de direção, evidenciando uma desigualdade estrutural que limita a ascensão das mulheres a posições de comando. Destaca-se o papel estratégico da educação cooperativista como instrumento fundamental para a formação crítica e o fortalecimento do protagonismo feminino nas cooperativas. A presença feminina em cargos hierárquicos superiores nas cooperativas, ainda é limitada, exigindo esforços contínuos de formação, sensibilização e promoção de políticas afirmativas no âmbito do cooperativismo.
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