A ATUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DO TOCANTINS NO ATENDIMENTO PRÉ- HOSPITALAR EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NA CIDADE DE PALMAS, TOCANTINS, DE 2022 A 2024

Resumen

Este estudo bibliográfico, descritivo e analítico examina a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito em Palmas (TO). Mapeia o perfil dos eventos registrados, identificando padrões e fatores de risco. Analisa os principais desafios do serviço, demandas físicas, pressões psicológicas e limitações logísticas e seus efeitos na resposta. Por fim, avalia os impactos sociais dos atendimentos, evidenciando a contribuição da corporação para a redução de danos e a preservação da vida. Os resultados reforçam o papel central do CBMTO na gestão do trauma urbano e apontam oportunidades de aprimoramento em prevenção, capacitação e suporte às equipes.

Citas

ALMEIDA, P. V.; CARDOSO, R. B. Desafios do atendimento pré-hospitalar em municípios do interior do Tocantins: atuação dos bombeiros militares. In: Anais do Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência, 2019.

FERREIRA, J. R. M.; NASCIMENTO, C. A. Atendimento de urgência por trauma atendido pelo CBMTO: estudo retrospectivo. Revista Brasileira Atend. Pré-Hosp., v. 5, n. 1, p. 12-21, 2022.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GOMES, L. M.; SANTOS, F. R.; OLIVEIRA, J. C. Perfil do atendimento pré-hospitalar realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) — Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.

LIMA, J. V. S. Atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento de primeiros socorros em acidentes automobilísticos em Palmas – TO. Revista Saúde e Segurança Pública, v. 4, n. 1, p. 23–31, 2019.

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C.S. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MOLFESE, L. Bombeiros é a instituição em que brasileiros mais confiam, diz Ipsos/Ipec. CNN Brasil Política, São Paulo, 22 jul. 2025. Disponível em:https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bombeiros-e-a-instituicao-em-que-brasileiros-mais-confiam-diz-ipsos-ipec/. Acesso em: 13 ago. 2025.

SILVA, T. R.; MOURA, A. C. Análise dos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Corpo de Bombeiros de Gurupi-TO. Saúde & Ciência, v. 9, n. 2, p. 33-42, 2020.

SOUSA, H. L. Levantamento estatístico dos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar em Araguaína/TO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) — Universidade Estadual do Tocantins, Araguaína, 2020.
Publicado
2026-01-23