CONSTRUINDO COERÊNCIA: A INOVAÇÃO E A LIDERANÇA PEDAGÓGICA NOS MODOS DE FAZER DE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA DO OBECI
Abstract
O artigo apresenta aspectos do modo de atuação da coordenadora pedagógica Cristiane, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pica-Pau Amarelo, escola integrante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, buscando compreender como sua liderança sustenta processos formativos e impulsiona a inovação no cotidiano escolar. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso e utilizou entrevistas, observações, notas de campo e análise de documentos. A partir da triangulação dos dados, identificaram-se práticas pedagógicas que articulam documentação pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A análise revelou que a coordenadora atua estrategicamente na criação de ambientes colaborativos, no aprofundamento da aprendizagem e na promoção de estratégias pedagógicas inovadoras. Conclui-se que sua liderança favorece a transformação das práticas educativas e pode inspirar outros contextos que desejam fortalecer a formação em serviço e a cultura pedagógica da escola.
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