TECNÓLOGOS EM LOGÍSTICA: DA GRADUAÇÃO A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • João Manuel de Sousa Will

Resumen

Neste artigo discutimos as vivências da prática educativa de professores formados na área de tecnologia em logística, ingressantes na carreira docente em uma unidade de ensino da região norte. Diz respeito a uma pesquisa qualitativa que obteve os dados por meio de entrevista estruturada concedida por um total de três professores da referida área. Adotou-se análise de conteúdo com os dados que retratam o período de ingresso dos professores, demonstrando que vivenciaram situações desafiadoras mediante a inexperiência com a sala de aula, falta de preparo adequado para dar aula, para superar as expectativas dos alunos em relação às aulas e conquistar sua confiança, dentre outros aspectos. Conclui-se que para  que os alunos tenham sucesso no processo de aprendizagem se faz necessário de uma inter´-relação recíproca entre os aspectos didático-pedagógicos, técnicos e disciplinares. Além das respectivas capacitações técnico-didático-pedagógicas.

Biografía del autor/a

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em comunicação e sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em docência do ensino superior pela Universidade Norte do Paraná, graduado em tecnologia em logística pelo Instituto Federal do Tocantins e graduando em administração pela Universidade Federal do Tocantins.

João Manuel de Sousa Will

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho. Professor do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2019-08-08