REATIVAÇÃO DA ESCOLA DE CONSELHOS DO ESTADO DO TOCANTINS

  • Fredson Vieira Costa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Dayane Nunes Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Láisa Giseli Neiva Leite Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Marcela Barreto da Silva Oliveira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Ana Clara Alves Farias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

A reativação da Escola de Conselhos do Estado do Tocantins é um projeto da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A iniciativa busca implementar a formação continuada para Conselheiros Tutelares, de Direitos e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no Tocantins. A necessidade dessa reativação é justificada pela fragilidade desses conselhos, em parte devido à ausência de formação permanente, evidenciada por indicadores de vulnerabilidade de crianças e adolescentes no estado (BRASIL, 2024; UNICEF, 2023). O projeto prevê capacitar diretamente 1.557 pessoas nos 139 municípios, distribuídos em 7 regionais do estado. A formação terá carga horária de 120 horas. A metodologia central é a da problematização (BERBEL, 1995; FREIRE, 1987), alinhada a normativas como a Resolução nº 244/2024 do Conanda (CONANDA, 2024). A visão de futuro é que a Escola se torne uma estratégia permanente financiada por recursos públicos.

Biografía del autor/a

Fredson Vieira Costa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenador Geral da Escola de Conselhos, Docente (Unitins).

Dayane Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora de Infraestrutura e Logística, Técnica-Administrativa (Unitins). 

Láisa Giseli Neiva Leite, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora Didático Pedagógica, Técnica-Administrativa (Unitins).

Marcela Barreto da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Coordenadora de Articulação e Mobilização, Docente (Unitins).

Ana Clara Alves Farias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Secretária Executiva, Discente (Unitins).

Citas

BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 16, p. 09-19, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto nº 9.603, de 10 de dezembro de 2018. Regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 5 abr. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 09 maio 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Indicadores de mortalidade infantil e materna. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br. Acesso em: 09 maio 2025.

CONANDA. Resolução nº 244, de 2024. Dispõe sobre diretrizes para formação continuada dos conselheiros tutelares e de direitos. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.gov.br/mdh. Acesso em: 09 maio 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FUNDAÇÃO ABRINQ; UNICEF Brasil. Observatório da Criança e do Adolescente. Indicadores sociais da infância e adolescência. Disponível em: https://www.observatoriodacrianca.org.br. Acesso em: 09 maio 2025.

UNITINS. Universidade Estadual do Tocantins. Regimento Interno da Escola de Conselhos. Palmas: Unitins, 2024. Documento institucional interno.

UNITINS. Termo de Cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Diário Oficial da União, 2024.
Publicado
2025-06-30