CONECTANDO O CONHECIMENTO DOS PRODUTORES RURAIS DO TOCANTINS COM O USO DA BIOMASSA: UMA PERSPECTIVA ACADÊMICA

  • Adriana Aires Dias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Nicolle de Carvalho Ribeiro Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

A ação do projeto teve como objetivo avaliar as fontes de biomassa e conectar os produtores rurais quanto a melhor compreensão ilustrativa do tema. Ocorreram visitas técnicas em quatro propriedades localizadas a 62 KM da cidade de Paraíso do Tocantins/TO. Foram conduzidas observações em campo e coleta de matéria-prima. Diante das visitas, através do acompanhamento da propriedade em conjunto com os produtores, foram obtidos resultados quanto as matérias-primas primárias e secundárias da propriedade. Observados os resíduos gerados em cada área visitada, destacando que os resíduos tinham como destinação para adubo e alimentação animal. Esse trabalho de extensão permitiu definir a eficiência da biomassa observada como futura fonte de biocombustíveis e o resultado da compreensão ilustrativa do trabalho foi apresentado com a elaboração de folder e banner expositivo que auxiliaram no melhor entendimento dos produtores rurais quanto a definição de biomassa, seu potencial biocombustível e como aplicá-lo para geração de energia.

Biografía del autor/a

Adriana Aires Dias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Discente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Curso de Gestão do Agronegócio- Campus Paraíso do Tocantins; 

Nicolle de Carvalho Ribeiro , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio- Campus Paraíso do Tocantins;

Citas

ALVES, O. F. Análise sócio –econômica da implantação de uma usina de biodiesel no Estado do Maranhão. Dissertação –Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento –LACTEC. Curitiba, 2010.
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. 2021. TOCANTINS – Produção de grãos na safra 2021/22 tende a superar 5,5 milhões de toneladas no estado. Disponível em: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/4432-tocantins-producao-de- graos-na-safra-2021-22-tende-a superar-5-5-milhoes-de-toneladas-no-estado. Acesso em: 12 de Jun. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2023. Ranking - Agricultura - Valor da produção (2022). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/producao- agropecuaria/to. Acesso em: 12 de jun. 2024.

Gil, A. C. (2017). Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas. Marconi, M. A.; LAKATOS, E. M. (2019). Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Oliveira, S. R. (2018). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes.

Rabbani, A. R. C. (2023). Culturas Energéticas e o estado da Bahia.Petim,4, 32-36.

Silva, D. R.; Moraes, R. F. (2021). Métodos e metodologias de pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo: Saraiva.

Vergara, S. C. (2020). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Atlas.
Publicado
2025-06-30