O USO DE TICs E AMBIENTES VIRTUAIS NAS POLITICAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DA UNITINS NO PROJETO TO GRADUADO

  • José Fernando Bezerra Miranda Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Soraya Viana Da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Alessandra Ruita Santos Czapski Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

O artigo investiga a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no curso de Gestão Pública da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), no âmbito do Projeto TO GRADUADO. O objetivo principal é avaliar como essas tecnologias impactam o ensino, a mediação pedagógica e a interação entre alunos, professores e tutores, buscando identificar desafios e avaliar sua efetividade no desenvolvimento de competências profissionais.A pesquisa, de abordagem qualitativa, se baseia em revisão bibliográfica, análise documental de materiais do curso (planos de aula, relatórios, conteúdos do AVA EDUC@) e das formações continuadas. A fundamentação teórica explora a integração de TICs e AVAs no ensino superior, a aprendizagem colaborativa, práticas docentes inovadoras e a formação de professores, citando autores como Freire, Moore e Dias.O estudo busca compreender como as políticas públicas de integração de TICs e AVAs transformam as práticas docentes e os processos de ensino-aprendizagem no contexto específico da interiorização do ensino no Tocantins. A questão central é como a utilização dessas tecnologias impacta a interação entre os diversos atores educacionais (alunos, professores formadores e auxiliares, tutores presenciais e a distância, e equipe de suporte).

Biografía del autor/a

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando em Educação pelo Educanorte e mestre em Educação pela UFT, Pós-graduado em Gestão Pública. 

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes Sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2018) , pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) 

Soraya Viana Da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestranda em Educação - UFT. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e comunidade pelo Ministério da Saúde/UFT. Especialista em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2006).

Alessandra Ruita Santos Czapski, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins- UFT (2023); Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). 

Citas

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Publicado
2025-06-30