INTEGRAÇÃO DOS ODS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS CURSOS TECNOLÓGICOS EAD: FORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM CONSONÂNCIA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumen

Este artigo analisa as práticas pedagógicas adotadas nos cursos superiores tecnológicos na modalidade a distância, investigando como contribuem para a formação dos estudantes em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A pesquisa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior Pública do Tocantins, analisou as percepções de estudantes, professores e gestores sobre a integração dos ODS nas práticas pedagógicas dos cursos tecnológicos EAD. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes e professores, realizadas entrevistas com gestores e feita análise documental, com o objetivo de compreender a percepção sobre a abordagem dos ODS, a relação entre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento de competências, e o impacto das iniciativas institucionais. O estudo também explora o papel da educação superior tecnológica e da EAD no contexto dos ODS.

Biografía del autor/a

Katia Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, UFT. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS. Especialista em Legislação Educacional pela UNITINS. Especialista em Docência de Ensino Superior pela Faculdade Suldamérica. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA. 

Valtuir Soares Filho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado e mestrado em Ciências, Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES. Mestrado em Tecnologias Digitales y Geston del Conecimiento pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, UNED/ES. Especialista em Auditoria Governamental pela Universidade do Tocantins, UNITINS. Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins, UNITINS. Licenciado em Matemática pela Universidade do Tocantins, UNITINS. Professor Titular na Universidade Federal do Tocantins, UFT. 

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Publicado
2025-05-09