EDITORIAL

  • Marcela Langa Lacerda Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul)
  • Carlos Borges Silva Júnior Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumen

O presente dossiê temático da revista Humanidades & Inovação (v. 5, n. 10) dedica-se à explicitar a diversidade de pesquisas que podem ser realizadas a partir da noção de gênero, em estudos da linguagem, considerados, de modo geral, formas típicas de estruturação da totalidade discursiva.

Biografía del autor/a

Marcela Langa Lacerda, Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul)

Professora adjunta da área de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul), desde 2010. Graduada em Letras (2004), especialista em Linguagem e seu funcionamento (2006) e mestre em Estudos Linguísticos (2008), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Linguística (área de concentração: Teoria e Análise Linguística) (2017), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora colaboradora do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa Varsul-SC (UFSC) e dos seguintes Grupos de Pesquisa da UFFS: (i) Estudos Sociolinguísticos, (ii) Estudos Gramaticais e Lexicais, (iii) Interdisciplinar em Políticas e Práticas de Educação (IPRAE). Desenvolve pesquisas a partir de interfaces entre os campos variacionista, funcionalista e dialógico, com ênfase nos seguintes temas: variação e gramaticalização, estilo linguístico, relação entre gêneros do discurso, formas e funções, expressão do futuro do presente, linguagem e identidade, usos sociais da língua em contexto acadêmico.

Carlos Borges Silva Júnior, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor da Universidade Federal do Tocantins, graduado em Letras, língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará, mestre em Jornalismo e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduando em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Publicado
2018-12-17