ANÁLISE MULTISSISTÊMICA FUNCIONALISTA-COGNITIVISTA DA CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA “LIVRE PARA TODOS PÚBLICOS”

  • Joselias da Costa Matos Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-9532-5689
  • Larissa de Farias Silveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Maria Célia Dias de Castro Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) https://orcid.org/0000-0003-3346-5990

Resumen

Este trabalho objetiva investigar se há incorreção gramatical e/ou mudança de sentido em função da ausência do artigo os na sentença Livre para todos públicos, veiculada recentemente em rede nacional, em um canal de televisão aberta. As análises consideraram as propriedades sintáticas e semânticas de cada um dos especificadores envolvidos, à luz da teoria multissistêmica funcionalista-cognitivista. As discussões estão embasadas em: Neves (2012), Braga et al. (2015), Castilho (2015), Bechara (2015), Castilho (2016) e Perini (2016). Os resultados apontam para a construção de uma estrutura sintaticamente adequada e semanticamente compreensível, ainda que não seja a mais usada pelos falantes do português brasileiro.

Biografía del autor/a

Joselias da Costa Matos, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduado em Letras/Espanhol pela (UESPI). Especialista em Língua Espanhola pela (UESPI). Mestre em Letras pela (UEMASUL). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Letras pela (UEMASUL). Especialista em Literatura e Ensino pela (UFRN). Mestra em Estudos da Linguagem pela (UFCAT). Bolsista pela (CAPES) e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

Larissa de Farias Silveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduada em Letras pela (UEMASUL). Mestra em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). 

Maria Célia Dias de Castro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduada em Letras pela (UEMA). Mestra em Letras e Linguística pela (UFG). Doutora em Letras e Linguística pela (UFG). Pós-Doutora em Ecolinguística pela (UnB). Pós-Doutora em Estudos do Léxico e Toponímia pela (UFMS). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e professora de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Citas

AZEREDO, José Carlos de. A estrutura sintagmática do português. In: AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

BAKHTIN, Mikhaíl Mikháilovitch. A obra de discurso e a vida cotidiana. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2003.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRAGA, Maria Luiza; ILARI, Rodolfo; OLIVEIRA, Roberta Pires de; BASSO, Renato Miguel. Artigo definido. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe fechada. São Paulo: Contexto, 2015. p. 105-128.

CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

CASTILHO, A. T. de. Gramática do português brasileiro: fundamentos, perspectivas. Cadernos de linguística, Campinas, v. 2, n. 1, 2021, p. 1-17. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/252. Acesso em: 18 jan 2025.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. 3. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2016.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. As letras no ensino e na pesquisa. Veredas, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, 2007, p. 5-21. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25204. Acesso em: 14 jan. 2025.

CASTILHO, Célia Moraes de. Quantificadores indefinidos. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe fechada. São Paulo: Contexto, 2015. p. 147-162.

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso da mídia. São Paulo: Contexto, 2006.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Artigo. In: CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017.

FARACO, Carlos Alberto. A questão gramatical e o ensino do português. In: FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ILARI, Rodolfo. Introdução. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil: palavras de classe fechada. São Paulo: Contexto, 2015. p. 7-12.

LIMA, Luciana Silva. Comunicação e mídia: A proteção infantil na TV. São Paulo: Editora Atual, 2017.

NEVES, Maria Helena de Moura. Funcionalismo e interação verbal. In: NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática funcional: interação, discurso e texto. São Paulo: Contexto, 2018.

NEVES, Maria Helena de Moura. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.

PERINI, Mário Alberto. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

SILVA, Luiz Antônio da. Projeto NURC: histórico. Linha D’Água. São Paulo, n. 10, 1996, p. 83-90. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37169. Acesso em: 18 jan. 2025.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TV CULTURA: classificação indicativa "livre" #05 2022 atual - TV Cultura (2022). [S.L.: s.d.]. 1 vídeo (10 seg). Publicado pelo Canal das Variados. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1bF6rHG8c9M. Acesso em: 02 de jan. 2023.
Publicado
2025-09-10