A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: UM BREVE RELATO DA HISTORICIDADE AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO BRASILEIRO

Resumen

O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulado Pós-Graduação Stricto Sensu no Semiárido Potiguar a busca pela superação da assimetria regional: Um Estudo na Uern/Campus Pau dos Ferros (RN), evidenciando o atual cenário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil vem passando por distintas mudanças no decorrer dos anos. Partindo dessa premissa, neste ensaio apresentamos a historicidade das pós-graduação stricto sensu, com bases nos moldes europeus na década de 1940, avançando na da década de 1960, por meio de um convênio com a Fundação Ford, na área de Engenharia, assim, surgiu a Comissão Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), quando houve a criação de cursos voltados para as pós-graduações nas áreas supracitadas, passando, assim ao início de seu processo de surgimento e fixação no Brasil, até os dias atuais. De natureza qualitativa, a pesquisa tem um caráter teórico, a partir do embasamento de teóricos e estudiosos como Brasil (2018), Balbachevsk (2005), Hostins (2006), Kuenzer e Moraes (2005), Minayo (2001), Moritz e Melo (2011), Pádua (2004), Richardson (2011), Santos (2003), Silva (2010). Assim, está fundamentada por meio de documentos de órgão de fomento CAPES, CNPQ, MEC, artigos e revistas com validade no meio acadêmico, como também, Decretos, Estatutos e Leis que embasam e avaliam as pós-graduações brasileiras, estes que caracterizam os processos de transformações do referido Ensino. Os estudos evidenciam que a pós-graduação galgou de maneira significativa quanto ao seu quantitativo, marcando história na educação brasileira. Percebemos ainda que as transformações durante os anos contribuíram, significativamente, para criação de novos programas e cursos nas diferentes regiões brasileiras e, consequentemente, oportunizando a qualificação para o mercado de trabalho, apesar de se manter concentrado nas regiões sul e sudeste.

Biografía del autor/a

Luciano Dias Delfino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros (CAPF). 

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/Campus Pau dos Ferros). Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER). Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq. 

José Raul de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus de Pau dos Ferros (CAPF).

Citas

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Publicado
2025-09-10