Chamada para dossiê LÍNGUA E LITERATURA: ENTRE DOMÍNIOS E PRÁTICAS DA LINGUAGEM
Para Saussure (2012), a linguagem é um conjunto heteróclito cuja análise desse fenômeno multifacetado nos permite compreender, desde a Antiguidade Clássica, que se insere nas práticas sociais de diferentes grupos étnicos. Os estudos da linguagem causam fascínio, inquirições, limites e possibilidades ao ponto de estudiosos e eruditos buscarem entender sua relação com as dimensões social, histórica, cultural, além de dimensões transversais e emergentes que colaboram para a compreensão de que, através da linguagem, o humano nomeia, cria, transforma, sente, elabora, pensa, reconstrói e abre-se à interação. Assim, a linguagem pertence ao domínio universal e social (Petter, 2015). À luz do pensamento de Gadamer (2002), pressupõe-se que a linguagem é uma consciência reflexiva através da qual conhecemos o mundo, as pessoas e a nossa própria existência numa relação constante que nos permite concebê-la como uma instância mediadora. Dito isto, os homens e as mulheres são unidos pelo embrião da linguagem, portanto considerá-la como uma instância plural que favorece as atividades dos seres é sine qua non, pois ela manifesta fatores sócio-políticos e históricos imbricados à existência humana. Quando refletimos no ensino de linguagem, percebemos que ela se concretiza entre domínios e práticas que se manifestam nos vieses da língua e da literatura. No tocante ao ensino de língua, compreendemos a realidade plural sem que isso negue um sistema complexo, dinâmico e adaptativo que se abre para a mudança (Fiorin, 2015). No que diz respeito ao ensino de literatura, preconizamos não apenas a leitura, mas também a prática de escrita, em especial a autoral, para apontar que, através da riqueza de gêneros literários, é possível promover o diálogo com a diversidade artístico-literária local e global promovendo a formação identitária de grupos diferentes (Brasil, 2018).
Por conseguinte, o presente dossiê nos permite reunir manuscritos provenientes de estudos que, em sua base, reflitam, discutam, apresentem análises do ensino de linguagem considerando a língua e a literatura. Encorajamos os (as) autores (as) a submeterem textos que recorre à linguagem como um campo de significações, de sentidos, de interlocuções permitindo refletir entre os domínios e as práticas da linguagem com ênfase nas mais diversas perspectivas linguísticas e literárias, permitindo o entendimento de que tais delineamentos favorecem a visão de que a linguagem é um local de interação humana (Geraldi, 1984).
Organização:
Waldemar Cavalcante de Lima Neto - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Ivanda Maria Martins Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Carmen Roselaine Oliveira Farias - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Submissão até: 15 de junho de 2025.
Informações para a submissão:
1) O autor não teve nenhum texto publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.
2) O artigo não tem mais de quatro autores.
3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.
4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no
link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions
5) Selecionar a seção referente ao Dossiê e indicar ao editor que se refere à proposta do Dossiê.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base (2018). Disponível em: www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 04 jul.2020
FIORIN, José Luiz (Org.). Linguística? O que é isso? 1. Ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Tradução de Ênio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.
GERALDI, João. Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua e linguística. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução a linguística – objetos teóricos. 6ª ed, São Paulo: Contexto, 2015.
SAUSSURE, Fernand de. Curso de Linguística Geral/Ferdinand de Saussure; organização Charles Bally e Albert Sechechae; com a colaboração de Albert Riedlinger; prefácio à edição brasileira de: Isaac Nicolau Salum; [Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein]. – 28.ed. – São Paulo: Cultrix, 2012.