PROACTIVE IT INCIDENT LIFTING: CASE STUDY IN THE STATE UNIVERSITY OF TOCANTINS - UNITINS, BACK TO FRAMEWORK INCIDENT MANAGEMENT, ITIL
Abstract
Este artigo apresenta um estudo referente a uma metodologia de gestão de processos de boas práticas da Information Technology Infrastructure Library - ITIL, para o entendimento de alinhamento da TI ao planejamento estratégico da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, uma instituição pública de ensino superior, presente em vários municípios tocantinenses. É realizada uma abordagem teórica sobre os processos e objetivos deste framework, além de vincular os seus conceitos com os princípios da governança de tecnologia da informação. A percepção da ausência de um sistema de gerenciamento de incidentes, ferramenta que auxilia para a redução dos custos de tecnologia, melhora no desempenho, diminuição dos impactos aos usuários por paradas dos serviços e uma prestação de serviços de TI com qualidade e destreza. A pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia do framework que tem uma variedade de benefícios para a instituição e seus gestores, auxiliando-os no processo de tomada de decisão. Durante o período de desenvolvimento do artigo, foram analisados incendes no período de 2016 a 2017 para entender a melhor forma a se aplicar as práticas dessa poderosa ferramenta de gestão.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).