POLÍTICAS PÚBLICAS E O LEGADO DE PAULO FREIRE: UMA EDUCAÇÃO MARCADA PELO VERBO ESPERANÇAR
Abstract
A proposta deste artigo é estabelecer conexões entre os pressupostos de Paulo Freire e as demandas da educação atual. Nesse contexto, buscou-se aproximar algumas visões freirianas sobre o papel social da escola com as Políticas Públicas Educacionais existentes no Brasil. Por isso, objetivou-se fazer uma análise pontual entre o pensamento de Freire e a implementação das políticas do sistema educacional brasileiro, apresentando seus avanços, retrocessos, paradoxos, conquistas e inconsistências. A história nacional está repleta de fatos e dados que corroboram a realidade, por vezes, caótica da nossa educação. Paulo Freire, ilustre patrono da educação, lutou heroicamente pela educação de qualidade para todos. Seu método de alfabetização foi desenvolvido para adultos, mas seu modus operandi serviu de base para o ensino e a aprendizagem de todos os níveis educacionais. Seu legado de esperança permanece em várias dimensões, de modo mais pontual, em várias políticas públicas hodiernas. Do ponto de vista teórico, este estudo está pautado nas contribuições de autores como Nóvoa (1998), Secchi (2014), Freire (1979, 1981, 2001a, 2001b), Silva (2024), Bechtold e Bonin (2022), entre outros. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental e pela abordagem qualitativa.
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