A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PROFESSORES NA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH

Abstract

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta a capacidade de uma pessoa prestar atenção, controlar impulsos e regular o comportamento. Esse tipo de distúrbio é um dos mais comuns e notórios em estudantes desde os primeiros anos de escola, ou seja, surge geralmente na infância e tem origem genética. Nesse panorama, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a importância da atuação das escolas e professores no processo de aprendizagem e inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Para desenvolver o estudo aqui proposto, foi realizada uma revisão teórica de cunho bibliográfico, com abordagem descritiva e qualitativa. Por fim, chegou-se ao construto teórico que é evidente o aumento do número de crianças e jovens em idade escolar que recebem o diagnóstico de TDAH e apresentam laudos médicos para as escolas, o que acaba se tornando um novo desafio tanto para os professores, famílias quanto para os próprios estudantes.

Author Biographies

Ana Patricia de Oliveira Ribeiro Silva Pinheiro , UNIFTC

Graduada em Psicologia (UNIFTC); Especialista em Psicologia Forense, policial e criminal (FACAP); Pós-graduanda em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (CBI of Miami).

Raquel de Santana Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Aluna especial do Mestrado de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia.

Adriana Soely André de Souza Melo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia.

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Published
2024-12-09