A CONDIÇÃO FEMININA EM CORA CORALINA E SUA INTERFACE COM O PROJETO MULHERES CORALINAS: ESTUDO LÉXICO-CULTURAL
Abstract
O presente artigo é fruto de um estudo léxico-cultural, com gênese nas lexicografias – mulher, mãe, mulher da vida, espaço e pedra, destinado à compreensão da condição feminina pela ótica da escritora Cora Coralina e sua interface com o Projeto Mulheres Coralinas. Nascer com uma vagina ou um pênis era\é um fator determinante na construção cultural de uma sociedade marcada pelo machismo. Foi/é preciso organizar, lutar, empoderar e identificar-se enquanto mulher para romper os paradigmas estruturais de uma conjuntura posta. A análise da relação entre os estudos de língua e cultura como referencial da condição feminina, com a literatura e biografia de Cora Coralina e sua interface com o Projeto Mulheres Coralinas, objetivam identificar algumas identidades femininas retratadas nas unidades lexicais presentes na obra Coralineana e a influência teórica da literatura na efetivação prática deste projeto que almeja garantir as mulheres autonomia econômica e social, pela mediação da formação profissional em oficinas que além do oficio abordam a leitura, rodas de conversa e trocas de experiência. Para a compreensão da efetividade do Projeto Mulheres Coralinas serão abordadas algumas reflexões voltadas para análise de algumas unidades lexicais, dentre as quais, destaca-se o espaço - pela teoria da topoanálise de Bachelard (e alguns topônimos), a questões relativas a identidade, abordada por Simone Beauvoir e Judith Butler, o corpo como elemento constitutivo da identidade cultural, pela perspectiva da Guacira Lopes Louro, entre outros. A metodologia contempla as pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, tendo como corpus para pesquisa o livro Mulheres Coralinas de autoria das professoras Ebe Maria de Lima Siqueira e Goiandira Ortiz de Camargo, e no que se refere a língua como elemento fundante da identidade cultural em diversas produções de Biderman, Câmara Junior, Maria Helena de Paula e Sapir em suas respectivas abordagens.
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