INTRODUÇÃO DE REFERENTES NO ENTREMEIO DA COMPREENSÃO LEITORA
Abstract
Os estudos sobre o funcionamento de distintos processos referenciais no processamento para a compreensão do texto multimodal ganham destaque no cenário da investigação da Linguística de texto. Nosso estudo tem como objetivo mostrar um percurso de leitura de dois textos multimodais apontando como a introdução de referentes requer a cooperação do leitor e sua experiência leitora para aproximar-se da intenção comunicativa do produtor do texto. Baseamos em argumentos defendidos por Kintsch (1998); Kintsch e Rawson (2013); Koch (2004), Cavalcante (2011); Ramos (2012); Ciulla (2008); entre outros. A pesquisa se enquadra na perspectiva qualitativa e interpretativista à medida que fazemos análise de charges. Concluímos que, o leitor, estabelece conexões entre diferentes partes do texto reconhecendo lacunas e pontes contextuais para uma compreensão coerente do conteúdo. Concluímos que os referentes do discurso ativam inferências por meio das quais os leitores enriquecem a compreensão do texto, elaborando uma representação textual abrangente.
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