A URGÊNCIA DE MODERNIZAR E INOVAR NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO
Abstract
Este estudo teve por objectivo refletir sobre a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. O estudo exploratório e de natureza qualitativa envolveu 32 sujeitos, sendo dois gestores, dez professores e vinte estudantes. A colecta de dados foi realizada através da entrevista do tipo semi-estruturada e pelo questionário por inquérito e analisados com auxilio da técnica de análise de conteúdo categorial. Os resultados indicam que, de modo geral, uma necessária e urgente modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique e deve ter por base a intensificação do uso das tecnologias digitais nas instituições de ensino técnico profissional, aliada à formação permanente de todos envolvidos de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Pelo que, autores renomados no assunto ensinam que introduzir uma inovação educativa implica em mudança planeada com a finalidade de incluir novos conhecimentos à organização, instituição ou sistema, para satisfazer aos objetivos que motivam a própria inovação. A inovação educativa pode assim, ser percebida como a busca de respostas aos desafios presentes na dinâmica dos processos escolares. Apesar de existir ao nível das instituições de formação técnico profissional em relação a integração e uso de recursos tecnológicos, portanto, existem alguns aspectos que devem ser melhorados para que a integração seja efetiva e se subscrevem resumidamente no apetrechamento dos equipamentos e distribuição para os estudantes (ex: tablets), disponibilidade de internet de qualidade e capacitação do pessoal para o devido uso.
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