SINFONIAS ENTRE MÚSICA E LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA
Abstract
Este artigo analisa as contribuições da música e da leitura no processo de alfabetização infantil, enfatizando como a musicalidade pode atuar como um estímulo para o desenvolvimento da oralidade e da escrita. Discutem-se os benefícios da integração entre música e alfabetização, destacando-a como estratégia pedagógica que promove uma aprendizagem dinâmica e prazerosa. Fundamentado em autores como (Soares, 2009), (França, 2017), (Madalozzo e Madalozzo, 2015), (Mello, 2012) e (Costa e Silva, 2023), o estudo problematiza práticas de alfabetização mecanizadas e propõe abordagens que entrelaçam a música e a leitura. Adotando uma metodologia qualitativa e bibliográfica, o estudo demonstra que os elementos rítmicos e sonoros da música contribuem para o aprimoramento da linguagem e favorecem a construção do conhecimento. Conclui-se que a interação entre música e leitura potencializa o processo de alfabetização, promovendo maior engajamento das crianças e ampliando suas competências linguísticas. Além disso, reforça-se que a inserção de práticas musicais na rotina escolar possibilita um aprendizado mais significativo, estimulando o interesse pela leitura e fortalecendo a relação entre som, palavra e significado.
References
ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. Editora Planeta, São Paulo, 2008. Contos de fadas: de Perrault, Grimm, Andersen & outros. Zahar, Rio de janeiro, 2010.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013, 80 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Aceso em: 19 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.
COSTA, Cristiane Dias Martins; SILVA, José Carlos Aragão. A escolarização da leitura literária: uma experiência de prática de leitura no st. Anthonys’s learning center em endicott/ny. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 19, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/733. Acesso em: 15 jan. 2024.
CROSS, Ian. Musicality and the human capacity for culture. Musicae Scientiae, v. 12, n. 1_suppl, p. 147-167, 2008.
FONTERRADA, Marisa Trench de O. Os parâmetros curriculares nacionais e a área de música. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTEEDUCADORES DO BRASIL. 1998. p. 15-27.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Sopa de letrinhas: notações analógicas (des) construindo a forma musical. Música na educação básica, v. 2, n. 2, 2017.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2008.104 p.
HEL, Jaqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. [tradução de Carlos Rizzi, direção da coleção de Fanny Abramovich]. São Paulo: Summus, 1980.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.
LEVITIN, Daniel J. A Música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2010.
LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a música das culturas infantis. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 81-88, set. 2010. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/206. Aceso em: 12 jun. 2024.
MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Revista Psicologia Política, v. 10, n. 20, p. 329-343, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000200011. Acesso em: 26 jan. 2024.
MELLO, Suely Amaral. Letramento e alfabetização na Educação Infantil, ou melhor, formação da atitude leitora e produtora de textos nas crianças pequenas. Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, p. 75-87, 2012.
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares de sala de aula como objeto de estudo. In: BUENO, José Geraldo Silveira; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; SANTOS, Roseli Albino dos.Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira & Marin, p. 109-162, 2008.
MOREIRA, Paloma Bastos; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Investigando sobre Música e Alfabetização na Escola. Revista da FUNDARTE, v. 39, n. 39, p. 24-47, 2019.
NADALIM, Carlos; MARQUES, Francisco; MARQUES, Estevão. Linha, Agulha, Costura: canção, brincadeira, leitura. São Paulo: Desvendério, 2017.
NUNES, Paulo. O mosquito que engoliu o boi. Belém: Paka-Tatu, 2002.
PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Coleção Músicas. Porto Alegre. Sulina, 2008. 78 p.
RABINOWITCH, Tal-Chen; CROSS, Ian; BURNARD, Pamela. Long-term musical group interaction has a positive influence on empathy in children. Psychology of music, v. 41, n. 4, p. 484-498, 2013.
SANTOS, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.
SIQUEIRA, Antônio Juraci. Paca, tatu; cutia não! Belém: Secult, 2008.
SOARES, Magda. O jogo das escolhas. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani et al. (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2003.
SOUSA, Celita Maria Paes de. LIMA, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima. O brincar de corpo inteiro:o bebê e a sutileza das interações. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 68, p. 70-81, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7029. Aceso em 20 nov. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).