NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO DE SI: POTENCIALIDADES DO GÊNERO DIÁRIO PESSOAL NAS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Abstract

Este texto objetiva refletir sobre o gênero biográfico como recurso pedagógico nas atividades de leitura e escrita, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, reunimos concepções acerca dos gêneros biográficos sob a ótica enunciativo-discursiva, principalmente o gênero diário como recurso de autoformação de si e desenvolvimento das habilidades de leitura, oralidade, escrita e análise linguística/semiótica nas aulas de língua materna. Os resultados evidenciaram que tal gênero pode ser um mecanismo de rememoração, mas também se encontra na organização das potencialidades educativas destinadas à promoção e valorização de novas práticas de letramentos.

 

Author Biographies

Sebastião Kennedy Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sirlei Adriani Santos Baima Elisiário, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Published
2025-04-23