A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NO ENSINO REMOTO
Abstract
A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação, afetando o processo de alfabetização. Este estudo visa compreender os desafios enfrentados pelas famílias durante a alfabetização em tempos de pandemia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica na base de dados da SciELO, utilizando descritores como “alfabetização”, “família”, “ensino remoto”, “Covid-19” e “pandemia”. Por meio da análise de conteúdo, selecionamos oito artigos relevantes que abordavam a temática. Os resultados indicam que os principais desafios enfrentados pelas famílias foram: dificuldades no uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, desafios em organizar e planejar o processo educacional e a falta de tempo das famílias devido às suas responsabilidades profissionais. Concluímos que muitos desses desafios persistem mesmo no ensino presencial, destacando a necessidade de aprofundar investigações e debates sobre a relação entre família e escola na alfabetização.
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