O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ECOSSISTEMA PARA APRENDIZAGENS A PARTIR DA RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Abstract
O artigo apresenta parte da pesquisa realizada na dissertação sobre a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza como estratégia metodológica a pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de uma turma de 1º ano do ensino fundamental da professora-pesquisadora, atuante em uma escola da rede municipal de ensino, em Canoas/RS. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e na interpretação da professora-pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver.
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