ACTIONS TO EXPLORE THE POTENTIAL GROWTH OF USE OF OPEN EDUCATIONAL RESOURCES IN SOUTH AMERICA

  • Valéria Feitosa Moura FEA-USP
  • Cesar Alexandre de Souza FEA-USP
  • José Dutra de Oliveira Neto
  • Adriana Backx Noronha Viana
  • Alex Paubel Junger

Abstract

This study aimed to identify actions to increase the use of OER in South America. The study used data from a survey of 749 universities in Brazil, Chile and Colombia. Data analysis was performed using the chi-square test using SPSS software. The cost reduction for students is one of the main motivators for the use of OER, however, several barriers are identified for its use. It was concluded that the government has a great role to play in the potential increase of OER users, since it is necessary to establish governmental policies that stimulate the creation of these resources in the different areas of knowledge and with adequate quality criteria, that the language barrier be reduced and questions about the quality of resources be reduced, as well as investments in hardware infrastructures and Internet access and digital skill development.

Author Biographies

Cesar Alexandre de Souza, FEA-USP

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). É professor doutor da Universidade de São Paulo desde 2007 e membro permanente do PPGA/FEA/USP desde 2008. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando como pesquisador nos seguintes temas: gestão e governança de tecnologia de informação, sistemas ERP, informatização de pequenas e médias empresas, novos modelos de negócios digitais, comércio eletrônico e plataformas de redes sociais.

José Dutra de Oliveira Neto

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência, desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle.

Adriana Backx Noronha Viana

Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014.

Alex Paubel Junger

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

Published
2019-03-01
Section
Artigos