GESTÃO ESCOLAR: IMPASSES E POSSIBILIDADES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA
Abstract
O presente trabalho é um recorte uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, que inclui um olhar ampliado sobre a gestão escolar e as relações de trabalho na escola. O objetivo geral é, por meio de um relato de experiência, analisar as relações de trabalho de uma escola municipal no munícipio de Belo Horizonte. Para isso, adota-se a perspectiva metodológica de cunho bibliográfico e documental, e destacam-se, nesse contexto, o papel do gestor escolar e as dimensões conflitivas advindas de impasses oriundos das relações em diversas formas e regimes de trabalho, vislumbrando possibilidades de melhorias dessas relações numa gestão democrática da escola, bem como seu reflexo na ampliação destas com toda a comunidade escolar. A análise é permeada por dimensões presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola, enquanto ações alicerçadas em uma prática profissional responsável. Por fim, à luz de alguns autores, como Cury (2009), Japecanga (2000), Monlevade (2001) e Perrenoud (2001), este estudo propõe rever os caminhos que se abrem às possibilidades, como resultados alcançados sob o prisma de uma gestão verdadeiramente democrática.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).