GESTÃO ESCOLAR: IMPASSES E POSSIBILIDADES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA

  • Alexandre Gomes Soares Universidade de São Paulo
  • Sandra Marcianita de Oliveira Jardim Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Resumo

O presente trabalho é um recorte uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, que inclui um olhar ampliado sobre a gestão escolar e as relações de trabalho na escola. O objetivo geral é, por meio de um relato de experiência, analisar as relações de trabalho de uma escola municipal no munícipio de Belo Horizonte. Para isso, adota-se a perspectiva metodológica de cunho bibliográfico e documental, e destacam-se, nesse contexto, o papel do gestor escolar e as dimensões conflitivas advindas de impasses oriundos das relações em diversas formas e regimes de trabalho, vislumbrando possibilidades de melhorias dessas relações numa gestão democrática da escola, bem como seu reflexo na ampliação destas com toda a comunidade escolar. A análise é permeada por dimensões presentes no Projeto Político-Pedagógico da escola, enquanto ações alicerçadas em uma prática profissional responsável. Por fim, à luz de alguns autores, como Cury (2009), Japecanga (2000), Monlevade (2001) e Perrenoud (2001), este estudo propõe rever os caminhos que se abrem às possibilidades, como resultados alcançados sob o prisma de uma gestão verdadeiramente democrática.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de
Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas. Membro do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) credenciado no CNPq.Possuo experiência nas áreas de gestão em saúde, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente).

Sandra Marcianita de Oliveira Jardim, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos