A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

Abstract

No contexto do letramento, pode-se formar sujeitos capazes de refletir criticamente sobre as informações que lhes são fornecidas através dos textos e ainda exercer cidadania em demandas sociais, constatando que o letramento não deve ser dissociado do processo de alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. É importante que se alfabetize letrando, uma vez que muitos são aqueles alfabetizados, porém, poucos são, de fato, letrados, o que gera insegurança e a pouca participação ativa, enquanto ser social e cidadão atuante. Assim, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão a respeito do letramento ser fator essencial no processo de alfabetização, para que os sujeitos sejam capazes de se expressar de forma significativa, e agir criticamente em suas demandas sociais. Trata-se de uma pesquisa, cuja abordagem é qualitativa e de cunho teórico-bibliográfico. Ao analisar as questões associadas ao processo de alfabetização e letramento, entende-se que são métodos diferentes, porém, fundamentais e que devem acontecer simultaneamente, desenvolvendo uma prática educacional de alfabetizar letrando. Para que tal processo ocorra de forma homogênea e efetiva, os professores alfabetizadores precisam desfrutar de tais habilidades.

Author Biographies

Eliza Alves Landin, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Letras (Centro Universitário UniEvangélica). Mestra em Educação Linguagem e Tecnologia (Universidade Estadual de Goiás – UG), Jaraguá, Goiás. Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.

Ana Laura da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Goiás - UEG), Jaraguá, Goiás.

References

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor
alfabetizador. Caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional - Brasília : MEC, SEB, 2012. 40 p. Disponível
em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-de-Apresentacao-1.pdf. Acesso
em: 10 set. 2023.
.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2010.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes, 2015.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1999.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed. São Paulo; Cortez, 2011.


FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história,
características e modos de fazer de professores. Caderno do professor. Belo Horizonte:
Ceale/FaE/UFMG, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo:
Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d`água,
1993.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

INDICADOR Nacional de Alfabetismo Funcional. INAF 2018: INAF BRASIL 2018 Resultados
preliminares. Disponível em: alfabetismofuncional.org.br/wpcontent/
uploads/2020/03/Inaf2018_Relatório-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf.
Acesso em: 15 ago. 2023.

KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?
Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica. São Paulo: Atlas 2003.

LOTSCH, Vanessa de Oliveira. Alfabetização e letramento. São Paulo: Cengage, 2016.

MATENCIO, Maria Meirelles. Estudos do letramento e formação de professores: retomadas,
deslocamentos e impactos. Calidoscópio, v. 7, n. 1, p. 5–10, 2021. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/5715/571561886002.pdf . Acesso em: 06 ago. 2023.

MORTATTI, Maria do Rosário. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP,
2004.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. São Paulo: Artmed
Editora, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2009.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo:
Contexto, 2020.
Published
2025-04-23