A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO
Abstract
No contexto do letramento, pode-se formar sujeitos capazes de refletir criticamente sobre as informações que lhes são fornecidas através dos textos e ainda exercer cidadania em demandas sociais, constatando que o letramento não deve ser dissociado do processo de alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. É importante que se alfabetize letrando, uma vez que muitos são aqueles alfabetizados, porém, poucos são, de fato, letrados, o que gera insegurança e a pouca participação ativa, enquanto ser social e cidadão atuante. Assim, o objetivo dessa pesquisa é apresentar uma discussão a respeito do letramento ser fator essencial no processo de alfabetização, para que os sujeitos sejam capazes de se expressar de forma significativa, e agir criticamente em suas demandas sociais. Trata-se de uma pesquisa, cuja abordagem é qualitativa e de cunho teórico-bibliográfico. Ao analisar as questões associadas ao processo de alfabetização e letramento, entende-se que são métodos diferentes, porém, fundamentais e que devem acontecer simultaneamente, desenvolvendo uma prática educacional de alfabetizar letrando. Para que tal processo ocorra de forma homogênea e efetiva, os professores alfabetizadores precisam desfrutar de tais habilidades.
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