AUTORIA DO TEXTO INFANTIL: DESAFIOS PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Abstract

A produção textual é uma prática presente em todas as circunstâncias do cotidiano escolar. Nota-se que ela é, muitas vezes, apresentada como resposta às perguntas de um teste escrito, um relatório ou um trabalho dissertativo. Assim sendo, no presente artigo procuramos analisar a “Autoria do texto infantil: desafios para o ensino de produção textual no 5º ano do Ensino Fundamental”. A metodologia utilizada foi a qualitativa com a técnica de Análise Textual Discursiva, aplicada a 15 documentos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A pesquisa revela as dificuldades do tema e a necessidade de abordagens mais profundas. Destaca-se a vulnerabilidade dos textos autorais dos alunos nas dimensões oralidade, escrita e produção textual, além da importância da formação contínua dos professores e dos métodos de ensino adotados. O debate enfatiza a busca por estratégias didáticas que incentivem a criação de textos originais, levando em consideração as experiências sociais dos alunos.

Author Biographies

Aleixo Castigo Muamununga, Instituto Jean Piaget

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguea.

Juliana Dos Santos Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Mestranda em Ciência da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora na Prefeitura do Recife.

Vera Lucia Felicetti, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-doutorada em Educação pela Faculdade de Educação da University of Maryland – College Park EU e na American University – Washington DC. Professora permanente da Universidade do Planalto Catarinense.

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Published
2025-04-23