AUTORIA DO TEXTO INFANTIL: DESAFIOS PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
A produção textual é uma prática presente em todas as circunstâncias do cotidiano escolar. Nota-se que ela é, muitas vezes, apresentada como resposta às perguntas de um teste escrito, um relatório ou um trabalho dissertativo. Assim sendo, no presente artigo procuramos analisar a “Autoria do texto infantil: desafios para o ensino de produção textual no 5º ano do Ensino Fundamental”. A metodologia utilizada foi a qualitativa com a técnica de Análise Textual Discursiva, aplicada a 15 documentos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A pesquisa revela as dificuldades do tema e a necessidade de abordagens mais profundas. Destaca-se a vulnerabilidade dos textos autorais dos alunos nas dimensões oralidade, escrita e produção textual, além da importância da formação contínua dos professores e dos métodos de ensino adotados. O debate enfatiza a busca por estratégias didáticas que incentivem a criação de textos originais, levando em consideração as experiências sociais dos alunos.
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