CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EAD: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Abstract

O presente estudo trata das ideias concernentes ao letramento estatístico e suas vertentes que foram embasadas em Gal e Batanero, além das ideias Freire no que tange à necessidade da educação crítico-reflexiva e transformadora que nos permitiram vivenciar situações diversas e compreender que o letramento estatístico é necessário a todos, em contextos, procedimentos e complexidades diversificados. Foi possível relacionar tais equívocos com as limitações do senso comum, ainda bastante presentes, pelo fato da educação estatística ser recente no panorama curricular brasileiro. Nas situações-problema analisadas a foco esteve no conceito da estatística, a leitura crítica de dados em gráficos, seus possíveis erros e manipulações e as medidas estatísticas de tendência central em contextos de aplicações. A investigação desvelou que a formação proporcionou reflexão e novas ampliações dos conhecimentos iniciais dos participantes acerca do letramento estatístico, no que tange ao objeto matemática, bem como nos níveis de conhecimentos relacionados ao conhecimento didático do conteúdo.

Author Biographies

Michel da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutor em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo.

Fernanda Florindo de Souza, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Mestra em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Universidade Metropolitana de Santos Unimes. 

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. 

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.

References

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Published
2025-04-23