CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EAD: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Abstract
O presente estudo trata das ideias concernentes ao letramento estatístico e suas vertentes que foram embasadas em Gal e Batanero, além das ideias Freire no que tange à necessidade da educação crítico-reflexiva e transformadora que nos permitiram vivenciar situações diversas e compreender que o letramento estatístico é necessário a todos, em contextos, procedimentos e complexidades diversificados. Foi possível relacionar tais equívocos com as limitações do senso comum, ainda bastante presentes, pelo fato da educação estatística ser recente no panorama curricular brasileiro. Nas situações-problema analisadas a foco esteve no conceito da estatística, a leitura crítica de dados em gráficos, seus possíveis erros e manipulações e as medidas estatísticas de tendência central em contextos de aplicações. A investigação desvelou que a formação proporcionou reflexão e novas ampliações dos conhecimentos iniciais dos participantes acerca do letramento estatístico, no que tange ao objeto matemática, bem como nos níveis de conhecimentos relacionados ao conhecimento didático do conteúdo.
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