OS DOCUMENTOS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

Abstract

O estudo teve como objetivo investigar como se apresenta a educação financeira nos documentos curriculares oficiais no Brasil. A investigação adotou a abordagem qualitativa com emprego das pesquisas bibliográfica e documental. Como descobertas, foi possível identificar que a educação financeira consta na Base Nacional Comum Curricular, o que não havia ocorrido sob à égide dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre as limitações da pesquisa, entende-se que investigações futuras podem investigar as influências das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, assim como a Estratégia Nacional de Educação Financeira. No tocante às implicações práticas, os resultados trazem um panorama geral de como a educação financeira se apresenta na Base Nacional Comum Curricular, especialmente como tema transversal. Em termos de originalidade e valor, conclui-se que a educação financeira é um tema de interesse crescente no Brasil e no exterior, o que justifica a sua inclusão no currículo escolar.

Author Biographies

Eliane Pelity Eloi, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/ SP)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (PPGECM/ UNICSUL).

Julio Cezar Rodrigues Eloi , Universidade Paulista (PPGA/ UNIP)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista (PPGA/ UNIP).

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Published
2024-10-23
Section
Artigos