PROFESSORA HOMENAGEADA: COLEÇÃO DE CONVITES DE FORMATURAS DO CURSO DE PEDAGOGIA – UNESC (1994-2010)
Abstract
Análise de uma coleção de convites de formaturas acadêmicas (1994-2010) recebidos por uma professora no curso de Pedagogia. Escrito na perspectiva da História da Educação, em diálogo com as discussões no campo da cultura material escolar, buscando problematizar o acervo, ao reconhecer nele possibilidades investigativas referentes aos rituais acadêmicos, a escolha dos professores homenageados, a indústria gráfica e a produção e circulação nas redes de sociabilidades entre formandos e convidados. Foi possível observar que os documentos analisados representam um campo aberto a múltiplas investigações, pois são portadores de variadas informações, que cotejadas com outras fontes documentais permitem conhecer contextos educacionais, observados em redes de sociabilidades.
References
ARIÈS, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
ARTIÈRES, Phillipe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061/1200. Acesso em: 14 ago. 2023.
AUTORA X, 2019.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
CHARTIER, Roger. Textos, impressões, leituras. In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 211-238.
COELHO JUNIOR, Nelson Maurílio; CUNHA, M. T. S. Os quadros de formatura do Colégio Coração de Jesus (1922 -1929): contribuições para o estudo da História da Educação em Santa Catarina. Cadernos do CEOM, Criciúma, v. 29, n. 44, p. 71-78, jun. 2016. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/download/2979/1836/0. Acesso em: 14 ago. 2023.
COX, Richard J. Arquivos pessoais: um novo campo profissional – leituras, reflexões e reconsiderações. Belo Horizonte: UFMG, 2017.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FISCHER, Beatriz T. Daudt. As caixas de papéis de Nilce Lea: memórias e escritas de uma simples professora? Revista História da Educação, Pelotas, v. 9, n. 17, p. 69-80, abr. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29201/pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GREENBLATT, Stephen. O novo historicismo: ressonância e encantamento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 244-261, 1991. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2323/1462. Acesso em: 14 ago. 2023.
GUARDAR. In: Michaelis: dicionário brasileiro da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/guardar. Acesso em: 14 ago. 2023.
IFB – INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Professor(a) homenageado(a), patrono ou patronesse. Brasília, 24 ago. 2018. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/brasilia/portarias-e-formularios/137-institucional/18396-professor-a-homenageado-a-patrono-ou-patronesse. Acesso em: 15 abr. 2022.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Acessado em:
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos. (org.). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. p. 123-143. Florianópolis: Mulheres, 2000.
NANDI, Milena Spilere. Espaço para aprendizado de alunos da Unesc e de escolas da região é inaugurado. AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, Criciúma, 19 nov. 2022. Disponível em: https://www.unesc.net/portal/aicom/blog/21444-espaco-para-aprendizado-de-alunos-da-unesc-e-de-escolas-da-regiao-e-inaugurado. Acesso em: 16 ago. 2023.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-40, jul./dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 14 ago. 2023.
PERES, Eliane. A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 19, n. 49, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/SbKSWddpvpnGjXsxnNNFRsk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2023.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SILVA, Bárbara Virgínia Groff da. Grand finale? A conclusão do Ensino Médio no Colégio Estadual Cândido José de Godói. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SILVA, Eduardo Cristino Hass da. Gerações de técnicos em contabilidade: uma análise prosopográfica a partir dos convites de formatura. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20., 2014, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. (org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-270.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy Albino (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.
UFRPE – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Você sabe o significado das homenagens prestadas por uma turma de formandos? Serra Talhada, 2015. Disponível em: http://uast.ufrpe.br/sites/ww5.uast.ufrpe.br/files/paginas/homenagens.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.
VIANNA, Aurélio; LISSOVSKY, Maurício; SÁ, Paulo Sérgio Moraes de. A vontade de guardar: lógica da acumulação em arquivos privados. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 10-14, n. 2, p. 62-76, jul./dez. 1986. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/55340. Acesso em: 16 ago. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).