CAMINHOS PARA UMA BOA DOCÊNCIA: O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?
Abstract
O objetivo do estudo foi descrever o que os professores do ensino superior em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) dos câmpus universitários de Miracema e Tocantinópolis consideram ser um bom professor. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva exploratória, composta por 14 professores/as efetivos/as pertencentes aos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFT. Foi aplicado aos professores um questionário autopreenchido com uma pergunta aberta: “o que você considera ser um bom professor?”. Os professores demonstraram que para ser um bom professor é necessário considerar as dimensões técnicas, mas não podemos nos afastar das dimensões humanas, sensíveis e relacionais que são estabelecidas e construídas durante os processos de ensino-aprendizagem. Identificamos também que a dimensão política se encontra imbricada, entrelaçada e até mesmo velada nas ações pedagógicas e nos modos de ser professor. Desse modo, indicamos que é necessário encontrar estratégias para a conscientização dessa dimensão.
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