E-COMMERCE E EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DO BRECHÓ FLORIR-SE NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO

Abstract

Este artigo investiga a relação entre e-commerce e empreendedorismo sustentável, destacando o notável aumento nas demandas e os desafios ambientais associados, como o crescimento dos resíduos de embalagens. Através de um estudo de caso realizado no Brechó Florir-se, localizado em Araguaína, Tocantins, o objetivo principal é compreender como o e-commerce pode ser utilizado como uma ferramenta para promover o empreendedorismo sustentável. Utilizando uma abordagem qualitativa e estudo de caso, a pesquisa analisa transações comerciais, práticas de compra e venda, características empreendedoras, e a presença online do brechó. A metodologia envolve uma entrevista semiestruturada com a empresária proprietária. Os resultados indicam que a correlação entre e-commerce e empreendedorismo sustentável não apenas é viável, mas também bem-sucedida, proporcionando uma abordagem valiosa para empreendedores que buscam integrar inovação digital e responsabilidade ambiental em seus negócios.

Author Biographies

Renata Fernandes Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduada em Logística (UFNT).

Leonardo Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFT) e graduado em Logística (UFT). Atualmente é professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

References

ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: O guia estratégico de marketing digital. Novatec Editora, 2011.

AGOSTINHO, Pedro Filipe Lopes. Marketing de experiências: comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo: caso biosotis. 2013. Dissertação de Mestrado. FEUC.

BATISTA, Márcio Luciano Pereira et al. Potenciais e limites do empreendedorismo sustentável como variáveis para o desenvolvimento local: experiências em uma comunidade rural piauiense. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 2844-28462, 2020.

BOSZCZOWSKI, Anna Karina; TEIXEIRA, Rivanda Meira. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão, v. 12, n. 29, p. 141-168, 2012.

CDC-Código de Defesa do Consumidor. Lei Nº 8.078, 11/09/90 Art 2º).
CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas. Editora Manole Ltda, 1998.

CHURCHILL JR., Gilbert A. & PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Ed Saraiva, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora & Marketing, 2006.

DALCOMUNI, Sonia Maria. INOVAÇÃO SUSTENTABILIDADE, ECONOMIA CRIATIVA E EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL EM ALIMENTAÇÃO E SAÚDE. REVISE-Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, v. 3, n. 00, 2018.

DE CARVALHO, Patrícia Ayumi HV; COHEN, Marcos. Empreendedorismo sustentável enquanto empreendedorismo institucional: estratégias de mobilização e de legitimação para a mudança. Revista Pretexto, p. 122-140, 2019.

GARCIA, Ana Scafuto Coutinho. A contribuição social da comunicação para a sustentabilidade: ações comunitárias na construção de um ambiente sustentável: estudo de caso na superquadra 305 sul. 2009.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.p.192.

OLIVEIRA, Aline Fernandes de. A satisfação de cliente no pós-vendas do setor automotivo do Brasil. 2016.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SINGH, Ananda Silva et al. DESAFIOS DE EMPREENDER DE FORMA SUSTENTÁVEL: O CASO DA ‘NOVA ATITUDE ECOLÓGICA’. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 7, n. 6, p. 237-257, 2022.

ORSIOLLI, Thálita Anny Estefanuto; NOBRE, Farley Simon. Empreendedorismo sustentável e stakeholders fornecedores: criação de valores para o desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, p. 502-523, 2016.

RIBEIRO, FRANTCHESCA, EDUARDA SOARES; FREITAS, Marcio. E-commerce. Seminário de Tecnologia, Gestão e Educação, v. 3, n. 1, 2021.

VALENCIANO SENTANIN, Luis Henrique; BARBOZA, Reginaldo José. Conceitos de empreendedorismo. Revista Científica Eletrônica de Administração, v. 6, n. 4, p. 685-693, 2005.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.
Published
2024-12-09