ENSINO HÍBRIDO E O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES E MATERIAIS DE ANÁLISE

Abstract

O artigo problematiza o ensino híbrido e sua relação com o contexto educacional pandêmico e pós-pandêmico em um cenário permeado pelo avanço do neoliberalismo sobre a educação. Para tanto, o estudo de abordagem qualitativa apresenta as discussões oriundas do levantamento bibliográfico inicial das produções relacionadas à temática do ensino híbrido e algumas inferências sobre elas, assim como também apresenta parte das discussões relacionadas ao levantamento de materiais que integram o corpus documental da pesquisa desenvolvida no mestrado. Neste sentido, o trabalho identifica que o ensino híbrido não só configura um campo de disputa em torno das terminologias e processos de ensino e aprendizagem, mas também se constitui como oportunidade de influência das redes políticas em educação. O ensino híbrido, que vem se conformando enquanto uma estratégia de racionalidade neoliberal, demonstra fortemente como uma solução educativa se relaciona com a lógica empresarial.

Author Biographies

Aline Gonçalves de Moura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Educação (UFPel), graduada em História – Licenciatura (FURG) e em Ciências Sociais – Bacharelado (UFPel).

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação (UFPel), mestre em Educação (UFPel) e graduada em Pedagogia (FURG). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

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AUTORA 2. Ano xxxx

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Published
2024-08-12