A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a seguinte questão central: Qual a importância do lúdico na aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no componente curricular Matemática? Para tanto, foi necessário conceituar jogos, brincadeiras e ludicidade no ensino de Matemática, assim como aplicar atividades lúdicas nas aulas de Matemática em uma turma da Escola Municipal Professora Ilda Almeida Dutra, no município de Carira/SE. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Diante disso, notou-se um bom desenvolvimento e engajamento por parte dos estudantes, sendo possível concluir que eles compreenderam com maior eficácia a matemática ensinada por meio da ludicidade.

Author Biographies

Josefa de Jesus Silva, Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB).

Suely Cristina Silva Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Centro Universitário Uninassau/Aracaju. Professora da Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CBPq). 

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia e das redes municipal e estadual de ensino da Bahia. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON - UFS, e do Paidéia - FANEB.

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Published
2024-10-23
Section
Artigos