SENTIDOS DA VOZ: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES DE DISCURSO PRESENTES NO CAMPO DA ORATÓRIA

  • Thiago Barbosa Soares UFT
Palavras-chave: Voz. Sentido. Oratória. Análise do Discurso. Unidades de discurso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos da voz e como esses são construídos e disseminados no campo da oratória. Entre o que se diz da voz nessa área do saber e em outras searas pode existir diferenças, mas os (efeitos de) sentidos da voz criados a partir da mobilização da instância do discurso sempre se remetem ao sujeito da/para voz. Investigar os mecanismos de produção dos sentidos da voz enseja uma via de acesso analítico para a não transparência da materialidade da voz e para sua virtualidade não evidente. Visando esse caminho, analisaremos o como e o que se diz da voz na oratória. Para tanto, empregaremos o aparato teórico metodológico da Análise do Discurso francesa, norteado pela noção de unidades de discurso de Michel Foucault, em variadas produções textuais sobre os usos recomendativos da voz, desde tratados canônicos até obras da literatura de autoajuda que versem sobre oratória.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, UFT

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), graduação em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), graduação em Letras pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado pela mesma instituição (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, análise de discurso, linguística, teoria e análise do discurso.

 

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Trad. Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira [et al.]. São Paulo: Contexto, 2018.

ANGENOT, Marc. O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Carlos Piovezani (org.) São Carlos, SP: EdUFSCar, 2015.

BLOCH, Pedro. Falar bem: problemas de comunicação oral. São Paulo: Editora Nacional, 1986.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. 2º ed. Trad. Fabiana Komesu et. al. São Paulo: Contexto, 2008.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. As unidades do discurso. In: A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª edição, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MAGALHÃES, Roberto. A arte da oratória: técnicas para falar bem em público. Bauru, SP: Idea Editora, 2017.

SANTOS, Mário Ferreira dos. Práticas de oratória. 3ª ed. São Paulo: Livraria e editora logos, 1961.

SANTOS, Mário Ferreira dos. Curso de oratória e retórica. 9ª ed. São Paulo: Livraria e editora logos, 1962.

QUINTILIANO, Marco Fábio. Instituição oratória (Tomo I). Trad. Bruno Fregni Bassetto. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et. al. 4ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani [et. al.] 4 ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

PÉCORA, Alcir. Problemas de redação. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PIOVEZANI, Carlos. Falar em público na política contemporânea: a eloquência pop e popular brasileira na idade da mídia. In: COURTINE, Jean-Jacques.; PIOVEZANI, Carlos. História da fala pública: uma arqueologia dos poderes do discurso. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

PIOVEZANI, Carlos. Instantâneos de duradouros estigmas: consensos sobre as vozes popular e feminina (da retórica à mídia contemporânea). In: (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (Orgs.). São Carlos, SP: EdUFSCar, 2016.

POLITO, Rachel Eid; POLITO, Reinaldo. 29 minutos para falar bem em público. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

POMBO, Ruthe Rocha. Adeus ao medo de falar em público. São Paulo: Ideias & Letras, 2016.

POMBO, Ruthe Rocha. Arte de se expressar bem em público. 2ª ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2010.

SOARES, Thiago Barbosa. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

SOARES, Thiago Barbosa. Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. Tese de Doutorado (Doutorado em Linguística). São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2018.

SOARES, Regina Maria Freire; PCICCOLOTTO, Léslie. Técnicas de impostação e comunicação oral. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

TIBURI, Márcia. Filosofia em comum: para ler-junto. 7ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.

Publicado
2019-07-05