A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
Abstract
Reflete-se sobre a formação matemática de alunos concluintes do curso de Pedagogia, habilitados como docentes para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como apoio os resultados apresentados nas teses e dissertações defendidas no período de 2004 a 2014 cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Apresenta-se, ainda, uma pesquisa de campo, com cunho quanti-qualitativa que investigou possíveis relações entre o desempenho de alunos concluintes do curso de Pedagogia e de alunos do quinto ano ao resolverem questões de Matemática referentes ao conteúdo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para coleta dos dados utilizou-se uma prova de Matemática aplicada a alunos do quinto ano (278), e a concluintes do curso de Pedagogia (18). Tanto a pesquisa bibliográfica quanto a de campo revelam que há lacunas na formação inicial dos Pedagogos no que tange aos conhecimentos matemáticos.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).