A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

  • Maria Lídia Sica Szymanski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Josiane Bernini Jorente Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Resumo

Reflete-se sobre a formação matemática de alunos concluintes do curso de Pedagogia, habilitados como docentes para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como apoio os resultados apresentados nas teses e dissertações defendidas no período de 2004 a 2014 cadastradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Apresenta-se, ainda, uma pesquisa de campo, com cunho quanti-qualitativa que investigou possíveis relações entre o desempenho de alunos concluintes do curso de Pedagogia e de alunos do quinto ano ao resolverem questões de Matemática referentes ao conteúdo dos anos iniciais do ensino fundamental. Para coleta dos dados utilizou-se uma prova de Matemática aplicada a alunos do quinto ano (278), e a concluintes do curso de Pedagogia (18). Tanto a pesquisa bibliográfica quanto a de campo revelam que há lacunas na formação inicial dos Pedagogos no que tange aos conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Maria Lídia Sica Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Psicologia pelo IP/USP. Pós-Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação, pelo Departamento de Psicologia da FE/UNICAMP. Docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Josiane Bernini Jorente Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora da Educação Básica da rede estadual de educação do Estado do Paraná.

Publicado
2018-11-23