PROPOSIÇÃO DE UM RECONTO DE “OS TRÊS PORQUINHOS” PARA A ABORDAGEM DA QUÍMICA COM CRIANÇAS
Abstract
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a utilização de histórias e contos infantis para contribuir com a alfabetização das crianças é comum nas escolas e o currículo prevê o desenvolvimento de habilidades que abrangem conhecimentos químicos na área de ciências da natureza. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor um reconto de “Os três porquinhos”, história mundialmente conhecida, a partir da análise de bifurcações da narrativa e proposição de atividades experimentais que possibilitem a abordagem sobre materiais e suas propriedades de forma investigativa. A proposta do reconto foi avaliada por professoras dos anos iniciais por meio de questionários. Destaca-se que o uso do reconto em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de ciências e introduzir o estudo da química para crianças do ensino fundamental, além de possibilitar a interdisciplinaridade e o uso de metodologias investigativas.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 dez. 2023.
CALLEGARO, Claudete Gebara J. Os três porquinhos e a arquitetura bioclimática: um ponto de vista em prol da diversidade cultural. Jun. 2019. Disponível em: https://claucallegaro.files.wordpress.com/2019/06/os-3-porquinhos-e-a-arquitetura-bioclimc3a1tica-13jun2019.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino por Investigação. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 18, n.3, p. 765–794, set.-dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 18 dez. 2023.
CRISTIANO, Gabrielle Anália; MILARÉ, Tathiane. Contos infantis no ensino de Química para as séries iniciais do ensino fundamental. In: EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, 17, 2019. Anais... Araraquara: Instituto de Química, 2019, p.1-8. Disponível em: https://www.iq.unesp.br/#!/eveq/anais-atualizados/xvii-eveq/. Acesso em: 18 dez. 2023.
FOUREZ, Gerárd. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2005.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCE, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 18 dez. 2023
GUADAGNIN, Alana. Os três porquinhos em duas versões. REI - Revista de educação do IDEAU, Passo Fundo, v. 12, n. 26, jul-dez, 2017. Disponível em: https://www.passofundo.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b538409b189475d4be98368dc1df6153392_1.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
JACOBS, Joseph. A história dos três porquinhos: um conto de fadas. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 9 p. e-book.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jan.-jun. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104. Acesso em: 18 dez. 2023.
MORAES, Fabiano Oliveira. A representação do trabalho em Pinóquio e Os três Porquinhos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 35-47, mai.-ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8705. Acesso em: 18 dez. 2023.
NAGAMINI, Eliana. O diálogo da mídia com a licenciatura: processo de transposição de linguagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2012. Fortaleza-CE. Anais... Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1395-1.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
PRADO, Patrícia Dias. Os três porquinhos e as temporalidades da infância. Caderno CEDES, Campinas, v. 32, n. 86, p. 81-96, jan.- abr. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622012000100006. Acesso em: 18 dez. 2023.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, dez. 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em 18 dez. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).