FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFG/JATAÍ - GO
Abstract
O presente texto apresenta algumas conclusões de uma pesquisa que objetivou compreender a escolha pela licenciatura como formação na graduação pelo estudante, o envolvimento no curso e a construção de sua identidade profissional. Partiu-se da premissa que o curso de formação inicial é lócus fundamental para a formação identitária e buscou-se responder como esse processo de deu com licenciandos/as da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. Como procedimento metodológico principal, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas – de todas as áreas do conhecimento - ofertadas na referida instituição e, complementarmente, realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Mediante a análise dos dados, foi possível reconhecer que esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente, revelando a importância dos cursos de formação inicial como determinantes para a construção da identidade profissional dos futuros professores.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).